quarta-feira, 7 de março de 2018

OUTONO PERTO, VENTOS DE MARÇO

Ouço pelo meu Spotfy The Lark Ascending,  em La Simphonie des Oiseaux ( a Sinfonia dos Pássaros), que coleta peças que remetem à Natureza. Obras de Dvorak, Schumann, Camile Saint-Saens, Mozart ( Die Zauber Flöte) e outros  mais.
Estou no meu refúgio marítimo .Com efeito, em cidade muito grande, tem barulho, protesto, fechamento de vias, filas, engarrafamentos. Nas cidades pequenas estouram as caixas eletrônicas ( não sei porque dizem OS caixas)  . Aí vai ficando  impossível de viver. Então o caso é se refugiar no Litoral, onde não há fumaça , nem barulho. Isso de março a fim de novembro. Também tem a querida Unistalda, que ainda é um paraíso.
Como já disse, fui um caçador de pássaros. Mas já estou entrando com Habeas preventivos junto às cortes celestiais. Alegarei " erro de proibição"( Verbotsirrtum), ou qualquer outra filigrana  para, ao fim e ao cabo, só passar poucos séculos no purgatório.  Mas, como eu ia dizendo,  meu cérebro, conquanto em suas muralhas já sinta o assédio, muito de longe, das tropas do doutor , como é mesmo o nome? Sim dr. Alzheimer. Mas estou resistindo com muita munição e tão cedo não me  derrubam, meus sentidos andam muito aguçados. Todos, sim , eu disse todos. Um deles é privado e não vou comentar. É coisa de quatro paredes e uma hidro. Mas no violino estou cada vez gostando mais de tocar. O que está me surpreendendo é meu súbito encantamento pelo outono que, como disse, já está aí. O calendário está defasado. Já é outono. Há uma cor diáfana no dia, algo como se uma cortina leve, translúcida .
Voltando ao Lark Ascending, nunca vi tantos pássaros na vida, como no Litoral Norte do RGS, salvo os capões de Unistalda .. Pode até que haja, mas eu não vi. Esses pássaros aqui de Xangri La perderam o medo do homo dito sapiens.Caminho na praia e os pássaros só se afastam bem pouquinho de minha passagem.
Nessa época outonal temos tudo para uma vida boa. E não há aquela barulheira, nem azafama da alta estação.
E assim vou me movendo como pássaros de arribação.