segunda-feira, 5 de março de 2018

LEMBRANÇAS ESMAECIDAS

Começo com a Lya Luft, “née” Fett. Com efeito, ao que me consta, a santacruzense chamava-se Lya Fett, filha do dr. Arthur Germano Fett, insigne Juiz de Direito e depois advogado.
Lya, nascida em 1938, portanto 7 anos mais antiga do que eu, arrasava corações, desfilando nos “ footings”, aos domingos, na “ rua principal” de Santa Cruz, com seu “tomara que caia”. Era uma pioneira, assim como foi e é a Maria Berenice Dias, que nasceu em Santiago .
Lya se encantou com seu professor, o Irmão Marista Celso Pedro Luft, casaram-se e ela, até hoje,depois de outro relacionamento, mantém o nome Luft. É uma maravilhosa pessoa, deveria ter um lugar de honra na Academia de Letras recém criada em Santa Cruz. Lya é conhecida nacional e internacionalmente o que deve ser motivo de orgulho de todos nós.
Nasci na Linha Araçá, mas meus pais se mudaram para a cidade quando minha irmã e eu éramos  crianças. Cresci, portanto, numa cidade que, sem embargo da erudição alemã, pouco repercutia as raízes folclóricas dos imigrantes. Fluía entre muitos da minha geração uma certa relutância em falar o alemão. As razões todos conhecem. Santa Cruz se tornou uma cidade cosmopolita por força das empresas estrangeiras que nela se estabeleceram. Daí que nos bailes da cidade predominava a música norte-americana.
As canções germânicas ficaram escondidas  nos recônditos das casas. Claro que mais tarde renasceram, tímidas. Bem ou mal, nunca é tarde demais.
Nas vitrines me lembro que havia pequenos cartazes  dizendo que se precisavam de balconistas, mas que soubessem falar alemão. Minha falecida mãe, por exemplo, preferia falar alemão e repreendia quem, conquanto falasse o idioma, lhe respondesse em português. São fatos históricos e não há necessidade de aqui revolver perseguições havidas na época do Getúlio ou setores torcendo pelo Eixo. A História chora quando morre um idioma numa região.

Para finalizar estas “mal traçadas”: um dia fui acessar a cidade lá pelos lados da Linha João Alves. Pude vislumbrar um campo de Golfe de dar inveja nos EUA. Golfe em Santa Cruz? Ali onde meus amigos e eu íamos “roubar” bergamotas! Ali mesmo, sim, que horror, onde caçávamos passarinhos. E os comíamos fritos. Essa circunstância alegarei como atenuante no dia do Juízo Final. Mas pedirei que minha mãe seja absolvida, pois ela fritava as rolinhas sob coação maternal irresistível....