domingo, 31 de dezembro de 2017

NUNCA UM AMIGO DEVEMOS PERDER

A mis amigos dedico esta zamba,
en ella siempre me recordarán,
unos con pena dentro del alma,
otros soñando con mi guitarrear;

En ellos supe encontrar un consejo,
en ellos supe encontrar un querer,
por eso a todos aquí les digo,
nunca un amigo debemos perder;
( Figueroa Reyes)



Ultimamente me ocorreram uns ataques de saudade de antigos amigos que não vejo pessoalmente há mais tempo. Amanheço, pego minha caminhonete e me meto na estrada para almoçar com o amigo e voltar. Bate e volta, como se diz. Gosto muito de alguns , com quem adoro passar o dia conversando, sim, o dia inteiro. Tenho  um amigo de infância, que mora enfurnado num sítio, no meio do mato. Imaginem, o cara não tem celular. Como ele quase nunca sai da toca, visito-o sem prévio aviso. Uma vez, porém, bati com o nariz na cerca pois ele viajara. Nessas visitas ele quase não fala e ficamos escutando música erudita, o único gênero que ele aprecia. Uma ou duas vezes por ano ele aparece na minha casa, faz suas romarias pelos sebos, armazena um monte de livros e se manda de volta ao seu refúgio.
Já notei, porém, que essa nova classe de amigos, os virtuais é excelente , desde que permanecendo na virtualidade. Um dia inventei de  combinar um almoço com um colega com quem me correspondia por mails e watts. Em poucos minutos a conversa “mermou”.

Penso que o primordial é que NUNCA SE DEVE PERDER UM AMIGO.
Se alguém te sacaneou, então ele não era teu amigo. Nesses raros casos penso ser melhor  não falar mal . Deixa rolar, pode ser que mais na frente ocorra uma reconciliação ou se descubra que " a coisa não foi bem assim".
Numa dessas charlas intermináveis de galpão, um amigo de Santiago me explicou que o amigo para pescarias talvez não seja o conselheiro ideal para teu investimento de um milhão de piastras em Miami. Até faz sentido. Mas ele tem outra tirada muito ferina:
“ desconfia daquele amigo cuja esposa não gosta de ti”.Tese instigante, mas com a qual não me comprometi.
De um músico nativista aprendi que é bom ser compreensivo com aquele que se afasta.   Quando ele cansar e se voltar, nada  de cobranças!Siga o papo de onde terminou.

A amizade, contudo,  não é salvo conduto para falta de educação.
Se teu amigo engordou ou pintou os cabelos, é melhor não tocar no assunto. Se ele aparecer com uma gatíssima a tiracolo, fica frio , pode não ser a filha...