sábado, 29 de julho de 2017

MAIL DO DR..ENIO HEINEN


Prezado Ruy.

 

Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, quero parabenizá-lo por sua decisão de voltar a escrever. O senhor tem o dom pra isso e deve usá-lo para registrar memórias de tempos difíceis e saborosos .

A respeito de Horizontina, junto algumas observações de experiências

pessoais: 

- Fui bastante ligado à SLC, pelo meu trabalho como fundidor. Destaco dois conhecidos, Dr.Jorge Logemann e Eng. Jorge Kruel. Gente muito especial. 

- Antes de me formar engenheiro na UFRGS (1958), eu já visitava Horizontina regularmente. Meus avós, com quem morei 5 anos em Independência, passaram seus últimos de vida por lá. 

- Na primeira vez que visitei Horizontina a trabalho, morei no hotel perto da igreja. Acho que era o único e deve ser o mesmo da sua crônica. Pela manhã, o despertador era infalível: o tradicional badalar do sino que já deu margem a processos em duas comarcas onde predomina a imigração alemã, Panambi e Nova Petrópolis. A ideia do Dr. Jorge de construir o Hotel Ouro Verde foi sensacional. Tinha que ser para hospedar os gringos da John Deere. 

- Jantando um surubi ao forno no restaurante do Ouro Verde, de certa feita, tive um encontro inusitado com a figura citada no seu escrito, Walter Bündchen. Bati um longo papo com ele sem saber quem era. Só soube pelo garçon que se tratava do pai da Gisele. 

- Como nasci em Ijuí, já vim ao mundo adaptado ao barro vermelho. Sempre fez parte da minha vida. 

Desejo-lhe um excelente fim de semana. 

Abraços 

Enio