sexta-feira, 7 de julho de 2017

LUXOS E COMPULSÃO DE CONSUMO - PARA REFLEXÃO

" Uma das poucas leis férreas da História é que os luxos tendem a se tornar  necessidades e a gerar novas obrigações. Uma vez que  as pessoas se acostumam a um certo luxo, elas o dão como garantido. Passam a contar com ele. Acabam por chegar a um ponto em que não podem viver sem.. Antes dava muito trabalho escrever uma carta, endereçar, selar um envelope e leva-lo até o Correio. Levava-se  dias ou semanas, talvez  até meses para obter uma resposta. Hoje em dia eu posso escrever um e mail às pressas, , enviá-lo para o outro lado do mundo e ( se meu destinatário estiver on line)receber uma resposta um minuto depois. Economizei todo aquele trabalho e tempo, mas tenho uma vida mais tranquila?
Infelizmente , não. Antes, as pessoas só escreviam cartas quando tinham algo importante a  relatar. Em vez de  escrever a primeira coisa que lhes vinha à cabeça, consideravam cuidadosamente o que queriam dizer e como expressá-lo."
( Sapiens, Harari, pgs. 97/98) 
Agora digo eu.
O que há de absurdo hoje nas redes sociais!. Frases sem eira nem beira, " fakes" transitando livremente, injúrias e difamações  comendo soltas.
E a compulsão por compras de coisas desnecessárias?
E as crianças aos berros dentro de  shoppings exigindo que querem isso ou aquilo?
E depois as pessoas ficam miando pelos cantos queixando-se de seu endividamento.
E alegam  hipossuficiência!