quinta-feira, 20 de julho de 2017

BELO ARTIGO DE UM JOVEM SANTIAGUENSE


 


Juventude mais próxima da política sim!


    Em tempos de tanta polarização política partidária e ideológica em nosso país, cresce também o número de jovens interessados pela política e pelo funcionamento do poder no Brasil. Mas o que cresceu não foi exatamente o envolvimento dos jovens com partidos ou com seus programas doutrinários, mas sim com a política de “P” maiúsculo.
    Ao se aproximarem da política, os jovens querem entender como o poder é distribuído, como funciona e a quem é delegado essa poderosa ferramenta, capaz de decidir o futuro de todos nós. O jovem quer saber quais são os seus direitos e por que eles não estão sendo cumpridos. Eles não querem saber se o Lula irá preso, se o Aécio será cassado ou se o Temer vai conseguir cumprir seu mandato até o fim. Eles querem sim questionar os motivos pelos quais o Brasil é um dos países que tem a maior carga tributária do mundo e mesmo assim o Estado não consegue cumprir suas funções bá sicas como segurança, saúde e educação. Ele questiona qual a razão de pagarmos três vezes mais por um produto só por causa dos impostos.
    Os jovens querem questionar a omissão do poder público e por que um conchavo de políticos acaba tendo muitas vezes mais força que o sentimento de centenas de milhares de brasileiros, seja nas ruas ou praças públicas, refletido nas telas das redes sociais. Essa mobilização da juventude brasileira que dia após dia se interessa mais pela política e reconhece através disso o poder de seus votos, se pulveriza por todas as classes e faixas etárias, somado muitas vezes ao sentimento de abandono e injustiça de seus pais e demais familiares.
    Com toda certeza, cada vez que o jovem se aproxima da política ela melhora, pois sua inquietude, vitalidade e determinação são as maiores ameaças aos poderosos políticos que tratam a nação como se fossem meros criados em tempos de escravidão e escuridão. Viva a juventude que representa o futuro, capaz de mudar a realidade em que vivemos e fazer com que a política seja de fato um agente de transformação positiva da vida das pessoas. É a política encontrando seu espírito fundamental!

*Fernando Silveira de Oliveira
Acadêmico e presidente do Diretório Acadêmico de Direito Moysés Vianna - URI de Santiago