domingo, 7 de maio de 2017

AINDA O PARQUE MARINHA - MAIL DO EX PREFEITO SOCIAS VILLELA

Ao postar sobre o Parque Marinha, descuidei-me ( não me dei conta que as pessoas que hoje tem menos de 35 anos talvez nem saibam) e não mencionei que na gestão de Guilherme Socias Villela, foi planejado, construído e inaugurado o Marinha. E de inhapa veio o Parque da Harmonia.
Recebo o seguinte mail de Villela:

Ruy Amigaço:

Pessoas como tu não pecam por pouca coisa. Nem te importa.

Tem porto-alegrense que não se lembra dos corredores de ônibus, nem quanto deles os desfruta (vias preferenciais para o transporte popular); das segundas pistas das avenidas Sertório e da Ipiranga; dos parques (dois, além dos mencionados); do centro municipal de Cultura (que inclui o Ateliê Livre e o Teatro Renascença); da recuperação da Ilhota; das cerca de 15 mil casas, apartamentos e lotes urbanizáveis populares na Zona Norte e na Restinga; da Nilo peçanha (que terminava no Colégio Anchieta e permitiu, assim,  a instalação dos shoppings Iguatemi e Bourbon; do I Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano; do viaduto Meneghetti; da ampliação das hidrálicas; da duplicação dos pontos de luz da Cidade; do Porto Seco; da construção de

194 prédios escolares; da criação do Brique da Redenção; do Museu Felizardo; da criação da primeira secretaria do meio ambiente do País; da criação da companhia de processamento de dados; da reserva ecológica do Lami - e outras coisas que nem eu me lembro bem, tais como receber na Prefeitura cerca de 90 munícipes por dia (*) - exceto nas terças-feiras que eram dedicadas à imprensa. Nunca enfrentei censura, apesar da época difícil. Mesmo com minoria parlamentar (1/3), nunca tive um projeto de lei rejeitado pela Câmara de Vereadores. "Mande algum projeto para nós rejeitarmos. A gente aprova tudo. Está ficando chato!" Disse-me um adorável presidente de oposição da Câmara de Vereadores.

Na época, um bem humorado jornalista época disse-me que "no sétimo dia descansei!" Sarcástico elogio!

By the way, terei de procurar fotos desse tempo, especialmente do Parque Marinha do Brasil. (Lembro que o primeiro levantamento aérea de Porto Alegre, mandei executar através do 14 bis...).

Em brincadeiras ou não , fico por aqui, renovando minha admiração por tua ímpar e invejável personalidade e vida.

Abraços, Guilherme.