terça-feira, 25 de abril de 2017

O ENIGMA DE SER MÚSICO

Hoje estive consultando o oftalmo dr. Diogo Torre ( um jovem médico, super simpático, muito querido) e logo indagou o que eu era do Humberto Gessinger, (que insiste em dizer que eu tenho a melhor voz dos Gessinger). Que eu deveria cantar minhas composições.
Sempre resisti. Mas gostaria de dizer que  quando viajo 500 kms e de ida e mais 500 de volta , se estou de bom humor, canto toda a viagem sem repetir uma música sequer.
Tá. Mas voz todos têm. Até os jogadores de futebol do Rio de Janeiro.
O que me fascina na música é que um palacete você, tendo dinheiro, compra.
Mas nenhum dinheiro do mundo compra tocar um instrumento sem antes ter se dedicado. E, principalmente, nascer com o dom.
Consta que um rei mandou seu filho estagiar com um filósofo que também era músico. E o piá pegou uma harpa e começou a tocar. O mestre observou-lhe que o instrumento estava desafinado. O guri redarguiu que ia tocar assim mesmo. Ao que o professor lhe disse:
- se só quiseres ser rei, não precisa afinar mesmo. Se quiser ser músico, afina essa  p... meu!!!
Me relacionei com centenas de músicos na vida.Mas entre meus  melhores ouvintes sempre adorei o respeito das  pessoas bem simples e das crianças.
Certo dia estávamos passando o som num festival, eu estava no palco  com meu violino elétrico Yamaha ( um dos meus dez outros). Cruzou o Miguel Marques pelo palco , era uma zoeira só, levantou o indicador e  falou:
- levanta um pouco a corda mi!
Agora já estou querendo acreditar que existe o sopro de Deus...