domingo, 9 de abril de 2017

DOMINGO DE RAMOS - LEMBRANÇAS


Meu pai tinha casa de comércio em S. Cruz. Meu avô Rudolf também, mas na localidade de Boa Vista. Aos domingos meu avô pegava seu flamante carro e vinha com a avó para a cidade assistir a missa das 6 da manhã.
Domingo de Ramos de 1953. Estava amanhecendo. Fomos acordados por batidas fortes na porta.  Voz de homem, em seguida choro da minha mãe, acordando meu pai.
Meus avós tinham sofrido um acidente na descida daquela serrinha que dá para a cidade. Estavam mortos .
......................
Domingo de ramos.
Pueri Hebraeorum, portantes ramos olivarum, obviaverunt Domino, clamantes et dicentes: «Hosanna in excelsis.»
--------------------
Mais: um domingo que precedia tanta cerimônia da Semana Santa.
Tempos em que a Semana Santa era para orar e meditar.
Não para  pantagruélicas refeições.
------------
Tempo em que se apressavam os preparativos dos ovinhos caseiros de Páscoa . Quase todos os pais, em Santa Cruz e nas demais colônias alemãs, faziam os ovinhos e os respectivos cestinhos em casa mesmo.
............................
Vou repetir o lugar comum: éramos felizes, mas não sabíamos avaliar o quanto.