quarta-feira, 19 de abril de 2017

DAVID COIMBRA RELATA O DESMAME DE TERNEIROS E SEUS TRAUMAS. SUA DESCRIÇÃO É PURA VERDADE

Na Pecuária Gessinger achei de melhor alvitre não recriar os terneiros. Como nem todos sabem, na pecuária existem as fases de cria, recria e terminação. Nem todas as fazendas têm vocação para todas essas fases.Terminação, só tendo muita pastagem.
Então eu concluí que era melhor  embarcar os terneiros no dia do desmame, vendendo-os para outros pecuaristas, geralmente os que consorciam soja com pecuária. Eu livrava a mãe de seu terneiro na entrada do inverno, ela que, com grandes chances, já gestava outro terneirinho .
David conta que o apresentador Ratinho visitou suas fazendas em dias de desmame. Impressionou-se tanto com a choradeira de mães e terneiros, que mandou parar com a pecuária.
No nosso caso  combinávamos o embarque dos terneiros para determinado dia e desde cedo os terneiros eram apartados de suas mães e embarcados naquelas baitas carretas e jamantas.
As mães tinham que ficar vários dias encerradas ou nas mangueiras ou em invernadas com  muito boas cercas.
E a choradeira ( imagine  centenas ou milhares de vacas mugindo sem parar por ao menos 4 dias). Muitas pulavam sobre as cercas. Às vezes éramos obrigados a leva-las para a invernada de onde eram originárias. Algumas distantes. Pois muitas delas iam pulando cercas e aramados e voltavam para o local  onde os terneiros foram embarcados. Ficavam uns quatro dias quase sem tomar água, só chorando.
Depois de um tempo, quando fazíamos o desmame, eu ia dormir na cidade, não ficava na fazenda.
Para se ver com as mães, são sempre mães.