quarta-feira, 8 de março de 2017

AINDA BOMBANDO EM NOSSA CONFRARIA O ASSUNTO MULHERES, ARTIGO DO JURISTA E ARTICULISTA ASTOR WARTCHOW


Mulheres

 Histórica e tradicionalmente, os grandes "inimigos"  femininos eram o Estado e a Igreja (ainda são?). Para tal enfrentamento a mulher inovou na contestação política e social e introduziu temáticas novas e transformadoras.
 Sobretudo relativamente aos temas planejamento familiar, filhos, aborto, pílula e sexo. "Nosso corpo nos pertence", enfatizam!
 Uma das maiores conquistas do movimento feminista foi a ruptura da influência patriarcal na discussão, organização e construção dos destinos da sociedade.
 A mulher passou de coadjuvante a atriz principal, de igual para igual com o homem. A filósofa Hannah Arendt (1906-1975) dizia que “era o exercício do direito a ter direitos, uma vez que a conquista dos direitos exigiria um sujeito que tivesse ação na esfera política”.
 De modo que família, sexualidade, trabalho e divisão doméstica do trabalho, saúde das crianças, creches e escolarização, entre outros temas importantes, lideram a pauta política.
 A pauta feminina fez emergir novas demandas até então discriminadas e distantes do discurso público-político, a exemplo dos direitos de participação dos grupos de gays, lésbicas, negros, idosos e portadores de necessidades especiais.
 Mas, apesar de todas essas conquistas e avanços ainda há graves desigualdades e abusos comportamentais. A participação feminina nas esferas de poder social e econômico, e na política em particular, ainda é pequena.
 A dimensão da participação está diretamente relacionada aos níveis de educação e desenvolvimento de uma nação. Indicadores confirmam que quanto melhor o IDH (índice de desenvolvimento humano) de um país, mais equilibrada é a participação das mulheres.
 Há outros aspectos que colaboram no impedimento e na diminuta participação das mulheres na política e nas demais estruturas de poder.
 Por exemplo, é relevante a questão econômica e financeira. Apenas 4% da riqueza do mundo estão em mãos femininas. Por óbvio, sabemos que riqueza e poder têm tudo em comum!