quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

RÁDIOS - O ACADÊMICO E INTELECTUAL FRANKLIN CUNHA ENTRA NO DEBATE


Ruy

 

O ilustre Des.Newton Fabrício que muito lutou pela cultura em seu saudoso blog  PELEANDO CONTRA O PODER “( com o qual colaborei muitas vezes),tem uma visão lúcida e correta de nossa radiofonia.

E sobre a fascinação do brasileiro com o futebol. São tendências criadas, elaboradas e difundidas , na realidade, por interesses financeiros do lucro a qualquer custo. Em Londres, me surpreendi vendo uma turma de jovens num restaurante e num sábado à tarde, vibrando e torcendo aos gritos assistindo na TV um jogo de críquete. O Fantasma da Ópera está há 20 anos em cartaz.

 E a Ratoeira (inglês: The Mousetrap) da  Agatha Christi já foi representada 30 mil vezes desde 1952.

Em Delhi assisti uma transmissão nacional em cadeia vista por milhões de pessoas de um jogo de hóquei sobre a grama. Em Moscou, uma final de xadrez entre dois jovens enxadristas, fez o comércio e outras atividades cessarem durante várias horas. E o balê Gisele,  de Adam, ficou vários anos em cartaz.

Minha modesta observação  sobre esses fatos, tão oportunamente assinalados pelo Des.Newton Fabrício é que  a tarefa que, nós  culturalmente privilegiados temos  é a  tarefa cidadã de não aceitar as políticas de identidades de hábitos e de ideias tais  como  nos são dados, mas mostrar como todas as representações difundidas principalmente pelo tsunami midiático, todas são pensadamente construídas e nos cabe também perguntar quais dão suas finalidades , quem são seus criadores, quais são seus componentes .  

Eis um tema adequada e oportunamente ventilado por Ruy e seus amigos.

Com meu abraço afetuoso.

Franklin Cunha

Médico

Membro da Academia Rio-Grandense de Letras