sábado, 18 de fevereiro de 2017

MINHAS VÁRIAS VIDAS, MORTES E RESURREIÇÕES

Começo com Roberto Carlos, de cuja voz não gosto, nem da maioria de suas composições:
 Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro todo dia sem você saber



O que restou do nosso amor ficou
No tempo esquecido por você
Vivendo do que fomos ainda estou
Tanta coisa já mudou, só eu não te esqueci.


---------
Penso que voltar para onde já se foi é algo que quase sempre redunda em erro.
.................
Geralmente as pessoas se criam, crescem, ficam adultas , vivem e  morrem no mesmo lugar.
Sua vantagem é de firmar sólidas amizades e irreconciliáveis inimizades. E brigas infindas entre parentes, principalmente na hora do inventário.
Se é de cidade grande, quer ter um sítio, verdadeira " amante argentina".  Se é de lugar pequeno, maravilha-se com miragens de todo o tipo.
Algumas profissões fazem do cara  um cigano. Aviadores, motoristas de caminhão, juízes, promotores, policiais, militares.
-------
Eu sou um desses casos.
Nasci na Santa Cruz pequenina que hoje não existe mais. Santa Cruz charmosa, poliglota, colorida.
Saí muito cedo e ali morri pela primeira vez.
Ressuscitei em P. Alegre, que hoje não existe mais.
Lá cursei o Direito na UFRGS. Não havia assaltos. Eram os anos 60.
Morri quando saí de P. Alegre e fui ressuscitando nas diversas comarcas onde fui trabalhar como juiz.
-----
Onde doeu mais minha saída foi de Santiago, em 1976. Era um ninho de águias, um lugar lindo.
Depois voltei para a Grande P. Alegre.
-------
Houve minha semi-volta para Santiago. Que não era mais a Santiago de antes. Tudo tinha mudado. Não interessa se para melhor para para pior. Eu devia ter  calculado ou sabido, se não fosse tão inocente, que o rio nunca passa nas mesmas margens.
--------------
Não teve outro jeito que não voltar a P. Alegre, essa mãe andrajosa  hoje em dia, mas que recebe  seus filhos pródigos, com seus braços trêmulos.
--------------
Nessas andanças que ainda não terminaram, fui semeando amigos por todos os recantos. Mas , por falta de regar essas sementes, em boa parte, feneceram, secaram, morreram.Algumas, não todas.
O grande problema é que a amizade alimentada a mails e watts apps leva um choque anafilático ou um AVC ante  a concretude de um face to face.
-------------------
Prossigo outra hora.
Mas antes preciso dizer que estou hiper, triper, bem. Apenas estou refletindo e concluindo que a vida , a morte e a ressurreição são só para quem não tem medo de mudar.