quarta-feira, 14 de setembro de 2016

UNISTALDA - PLANO DE GOVERNO DO PMDB- CHAPA MARISTELA E REGINA REPERCUTE NO ESTADO. E MERECEU SUGESTÕES QUE SERÃO APROVEITADAS

Eis um mail do dr. CID CRAHN, Engenheiro Agrônomo:


Como ex-Secretário de Agricultura do Itaqui (93/96) era, na época, responsável pela arborização de nossa cidade. Infelizmente, Itaqui, por herança dos costumes portugueses, ao contrário de Uruguaiana - q foi planejada e conta com ruas e calçadas largas e lindas, tem calçadas estreitas, o que impede q seja feita uma arborização adequada ao clima que enfrentamos na Fronteira.

Em Uruguaiana as largas calçadas permitiram q eles pudessem fazer uma arborização "de gente" e a cidade tem um pouco do calor amenizado pela generosa sombra de suas árvores.

Assim, ao ler sobre as propostas da candidata Maristela, notei a ausência de preocupação com o "desenho" e planejamento urbano das ruas de Unistalda, que devem, com o devido respeito, serem planejadas de modo a que sejam privilegiadas as pessoas e o meio ambiente.

Assim, ao fazer calçadas mais largas, que permitam sejam plantadas árvores mais frondosas, terá a cidade sombra para amenizar o calor das pessoas e dos carros estacionados, isto sem considerar a beleza q é um ambiente urbano devidamente arborizado.

Como Unistalda ainda é um bebê como município/cidade, é bom que estas práticas sejam implantadas desde agora, sob pena de acabar como nós, que no verão sofremos demais com a inclemência do sol e do calor q "exala" do asfalto e áreas pavimentadas.

Por outro lado, o planejamento urbano também deverá ter um horizonte de, no mínimo, uns 50 anos, pois vcs vão ter necessidade de ciclovias futuramente.

Aliás, é muito importante q se "faça a cabeça" da população de que o planejamento público deve ter horizontes bem mais longínquos do que o usualmente "mirado" pelos administradores municipais, assim, coisas que prevejam hipotéticas situações que poderiam ocorrer entre 30 e 50 anos de agora devem ser a normalidade de quem assume as rédeas dum cargo como o de Prefeito.

Mais um pitaco, toda a nossa Fronteira tem potencial para no mínimo duplicar ou triplicar, sem irrigação, a produtividade dos nossos campos, simplesmente pela adoção de rotação de pastagens. Não interessa o método, se Voisin ou não, a Emater tem know how para isto (programas de sustentabilidade e agroindústrias familiares) (a Emater de Sta. Maria está desenvolvendo programas na área leiteira) e deve ser uma parceira valiosa para a Prefeitura.

Este nº, dobro ou triplo, pode ser estendido para 4 ou 5 x mais, bastando sejam adotadas práticas de irrigação simples e baratas.

Imagine o q isto significaria para a economia municipal (money + empregos, etc).

 
Atenciosamente,

Cid Krahn