sexta-feira, 26 de agosto de 2016

RESPOSTA DO SR. DENILSON CORTES

Dado o tom educado e cortês do sr. Denílson, publico, na íntegra seu mail.


Olá, Dr. Ruy, obrigado pela leitura e aguardo a publicação de minha defesa. Primeiramente, quero dizer que sou redator e colunista do Expresso desde 2003 (lá se vão 13 anos). Aqui faço o que gosto e sempre tive (meus colegas colunistas, incluindo o senhor, também), liberdade para abordar temas de livre escolha. Quanto ao meu curso superior, sou formado em Administração, com Pós em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Nos últimos quatro anos integrei a diretoria da Arvale (Associação dos Administradores do Vale do Jaguari e Missões). Neste período, levamos várias excursões de acadêmicos de universidades da região para visitas técnicas a Caxias (Moinhos Orquídea, Tramontina, Marcopolo), Farroupilha (Tramontina), entre outras. Notamos, por exemplo, que a Tramontina está robotizada ao máximo, com máquinas fazendo o trabalho do homem. Claro que existem empregos nas fábricas, dr. Ruy, mas as indústrias não são a salvação da lavoura para nossa região. Abordei o tema no Expresso porque já encheu essa história de mandaletes e candidatos prometendo fábricas para nossa região. Santiago, por exemplo, já teve uma Karbain e um Brapesco, com centenas de empregos. Cadê elas? Quantos empregos, por exemplo, um abatedouro geraria para carnear uns borregos?

Para encerrar, nunca esqueci do que Vossa Senhoria me disse certa vez na Expointer, na Casa Pampa. "Quando não quiseres mais o Expresso, me procure que ajeito algo para ti no O Sul". Estranho, muito estranho, essa crítica agora.

 

Abraço e bom final de semana!

Denilson Cortes -Redator jornal Expresso

Administrador de empresas (com registro vigente no CRA), especialista em Políticas Públicas e atualmente, acadêmico de Geografia.