domingo, 22 de maio de 2016

VEEMENTE APOIO DO DR. HERMES DUTRA AOS GALOS CAMINHONEIROS COM SEVERAS CRÍTICAS A BAGUNÇA


 

Tenho me mantido meio quieto nesses tempos. A gente diz qualquer coisa e já aparece um monte nos rotulando disso ou daquilo. Mas o Ruy traz um assunto que vem me martelando já há horas e acho oportuno também dizer algo sobre isso.

Me lembro, questão de alguns meses atrás, um bando de não mais que vinte ou trinta pessoas fecharam a avenida Castelo Branco (ops, da Legalidade) porque tinham algumas questões, se não me engano em relação a decenal RS 118 (pagamento de aluguel social ou coisa parecida). Uma rádio da capital fez entrevistas com alguns dos que ficaram retidos. E era de dar dó. Uma senhora de Vacaria, se me lembro bem, disse que depois de mais de seis meses tinha marcado um exame (desses difíceis) na Santa Casa e já tinha perdido o horário. Outra vinha daqui de perto para fazer hemodiálise e também tinha perdido o horário (todos sabem o que é não fazer a hemo no dia certo).

 

Desse dia em diante assumi que defenderia que tinham que baixar a borracha nessa tropa de desocupados (sim, desocupados, pois a maioria desses atos se dá em horário de expediente) que interrompe vias públicas sem dó nem piedade. Chamem-me do que quiserem, mas não é mais possível conviver com isso. Estamos indo ladeira abaixo, perdendo autoridade e, o que é pior, as coisas tomando ares de normalidade. Esses dias ouvi um repórter da rádio Gaúcha dizendo que escolas estavam sendo ocupadas, e ninguém corrigiu. As escolas estão sendo  invadidas e não ocupadas, e a policia tinha que ir lá, sem esperar ordem judicial, pois invasão é invasão e usando de força moderada, não só retirar esses desordeiros, como leva-los à policia civil e abrir os inquéritos necessários para que respondam pelos seus atos. E os menores tem de ser levado ao juizado competente e os pais serem responsabilizados. Garanto que se fizessem isso eles iam pensar duas vezes antes de ocupar (opa), invadir um escola ou um estabelecimento  público.

 

Como ficam esses que não podem estudar e que vão enfrentar o Enem, o vestibular, etc....? Esses dias ouvi um idiota (só pode ser idiota) reitor de uma universidade carioca, dizendo que no vestibular não exigiriam muito conhecimento do terceiro ano em função das ocupações. É o fim. Onde vamos parar ? E como ficam aqueles que querem estudar ?

 

Por isso é que estamos perdendo ( e o Rio Grande ainda mais rápido) os lugares que conquistamos no Brasil e no mundo em ermos de eficiência em educação. E o que mais me dói é que quem vai levar ferro nessa história, serão os mais pobres, pois outros conseguem estudar em escolar particulares e se prepararem melhor para a vida.

 

E não podemos mais aceitar passivamente tudo isso. Por isso concordo com os caminhoneiros na estrada lá em Caçapava. E acho que a partir de agora devemos agir assim. Vamos tirar a tapa esse pessoal que por ventura venham a trancar estradas, já que o poder público, por mil e um motivos fica omisso (talvez com medo da manchete que o Ruy mostrou ser errada).

 

Estou sendo radical ? Talvez, mas as vezes temos que começar a virar a mesa para colocar as coisas nos seus devidos lugares novamente.

 

Abraço

 

Hermes Dutra

 

PS – Me lembro de uma frase do ex-governador Jair Soares: “ no meu tempo de governador não tinha reintegração de posse, se alguém invadia, a policia ia lá e expulsava o invasor”. Quando comentei isso com algumas pessoas já me chamaram de viúva do regime militar. Longe disso, quero é que respeitem o direito de ir e vir, não só meu, mas sobretudo dos que mais precisam. Imaginem: Invadem minha propriedade, tenho que ir contratar um advogado (com custos naturalmente), entrar com uma ação e esperar que o Juiz decida. Não pode ser assim!