quarta-feira, 30 de março de 2016

ENTREVISTEI ROGÉRIO MENDELSKI


 
- SEGUNDA FEIRA ENTRASTE EM FÉRIAS, QUANTAS PRIMAVERAS?

R - 73 anos. Juro que não me sinto com tal idade. Tenho pudor em entrar na fila dos "idosos" para usufruir de algum benefício decorrente da idade.

- qual é tua rotina para aguentar o tranco num horário como esse, das 5 da
manhã até 9 hs? Que horas vais te deitar? Que horas acordas? Dá tempo para
tomar um café?


R -  A gente acostuma, acredite. Sempre levantei cedo na profissão desde 1968. Vou dormir lá pelas 23h, acordo às 3h da matina e só tomo um café na rádio, preparado pela nossa Maria Luiza Benitez. Quando ela deixava a chave do armário onde estão o pó do café, a cafeteira e o açucareiro, eu mesmo preparava o café para o operador da madrugada e para o Otto Bede, o produtor do "Bom Dia".

- pelo que dá para notar, tua equipe de produção é pequena, é opção o
colóquio mais íntimo com os ouvintes?


R- Ali no "Bom Dia" todos produzem e todos falam no microfone. O Otto comanda a retaguarda, mas os colegas que chegam às 6h também colaboram.

- És radiodependente? A final, poderias te aposentar e só ficar pescando na Lagoa.
R- Quem sempre teve mais dificuldades do que facilidades aprende logo a poupar. Nunca - em tempo algum - gastei mais do que ganhei. Logo, poderia me aposentar, mas o que fazer com tanto tempo disponivel. Pescar é ótimo. Continua sendo a segunda melhor atividade da minha vida...

- O que vais fazer nas férias agora? Soube que te obrigaram a tirar tuas vacaciones.

R-  Tenho 15 dias e aproveito para arrumar minhas coisas pessoais e ler bastante. Estou terminando de ler "A noite do Meu Bem" (Ruy Castro). Sensacional o livro sobre o Rio de Janeiro, seus cassinos, suas boates a meia-luz e o nascimento do "dançar de rosto colado" ao som de Dolores Duran, Dick Farney e tantos outros. Além de ser um painel da política brasileira, cujo noticiário de bastidores era revelado na noite de Copacabana. Esse negócio de "ser obrigado a tirar férias" é apenas o cumprimento da legislação trabalhista.

- Sais do programa às 9 hs e aí? vai para casa, dá uma volta nos shoppings?

R- Aí a maior vantagem de começar a trabalhar bem cedo. às 9h estou "largando" quando muitos estão começando o dia que fica longo e bem aproveitável em todos os sentidos. Gosto de pagar contas de manhã e depois vou trabalhar em casa. Tenho duas colunas no Correio do Povo (às quintas e domingos) e busco os assuntos na mídia.

Que horas almoças e do que gostas?

R- No horário dos normais: a partir do meio-dia. Gosto de comida caseira e sei fazê-las todas, sem qualquer pretensão de ser considerado um gourmet. Uma das minhas especialidades é sopa de feijão, mas faço lazanhas, peixe frito, carne de panela com aipim, etc. etc. etc...

- que horas vais para a sesta?

R- Gosto de dormir umas duas horas à tarde. Mas se não tiver chance, aguento bem e durmo melhor ainda à noite.

E por que o jargão: " e o que podemos dizer para nossos amigos pescadores" ?
R- É que os pescadores da Lagoa do Casamento, de Itapoã e Lagoa dos Patos ficam esperando a previsão e a posição dos ventos. Eles acreditam muito no que  "a radio" fala. E as previsões da Metsul são as melhores do Brasil.

- uma das tuas paixões é ser jipeiro: continuas nessa?

R- Gosto realmente de andar no barro, na água e na areia fofa. Não faço trilhas no meio do mato ou subindo em pedras, mas fico "adrenalinado" quando vejo um lamaçal pela frente e precisando cruzá-lo para chegar no meu  destino. E não esqueças, meu amigo Ruy, que Porto Alegre em dia de aguaceiro também é um desafio constante, para quem tem um veículo alto e tracionado.

- o que fazes sábado e domingo?

R- Pesco, leio e vejo filmes. Gosto de ver um jogo do futebol europeu. No dia 28 de fevereiro jogavam, em Porto Alegre, Inter e Juventude e, em Roma, Inter, de Milão e Juventus. Meu Deus, ali deu para ver que a coincidência era apenas nas similitude dos nomes dos clubes. Em Roma, aquele climão de primeiro mundo - gramado, qualidade técnica e plateia. Por aqui, as imagens do "charmoso" gauchão, em Caxias do Sul. Mas que poderia ser em  Santa Cruz de La Sierra, Quito ou Guadalajara. Em jogos do Terceiro Mundo tem quero-quero voando dentro da área..

-com tua quase ausência da TV ainda te param na rua?

R- Incrível, mas param e perguntam "por onde ando". Vez por outra, pessoas me abordam dizendo que gostam de minhas músicas aos domingo pela manhã, na Rádio Guaíba. E outras dizem que me acompanham "há muito tempo". Faz bem e converso com todas elas.

- queres o impeachment da Dilma?

R- Quero. E digo mais: para salvar a biografia dela. Ela não precisa se submeter aos interesses petistas. Se ela renunciar antes do impeachment, evitará o dilema de um afastamento de 90 dias e talvez recupere a sua privacidade, voltando para Porto Alegre. Sua paixão pelos netos e sua família deve ser maior que o termino de um segundo mandato tumultuado e convivendo com gente de todos os caracteres imagináveis e inimagináveis.

- achas que o juiz Moro se passou um pouco por causa da luz dos holofotes?

R- Passou um pouco e já pediu desculpas nesta terça-feira. Mas sua posição na luta contra a corrupção, mais do que a de um magistrado decente, é patriótica. Ele está mostrando ao Brasil que "ainda há juizes em Berlim". Nós somos os moleiros que acreditam na Justiça.

- acredito que nunca vais parar com o rádio. Estou certo?

R- Podes crer. É mais fácil o rádio parar comigo...