quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

MARCO PEIXOTO JÁ CHEGA INOVANDO NA DIREÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS


 

 

Tribunal de Contas lança “Gabinete das Cidades” em encontro da Famurs  

 

 
 
Na manhã desta quinta-feira (29), em seu pronunciamento na abertura da Assembleia da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Torres, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, afirmou que o Tribunal será parceiro dos Municípios e que, sem descuidar das suas obrigações de fiscalização,  fará o que estiver ao seu alcance para que os prefeitos e prefeitas do RS sejam auxiliados. Na oportunidade, apresentou aos gestores a iniciativa de sua gestão para melhor acolher os prefeitos. “Estamos disponibilizando no Tribunal o ‘Gabinete das Cidades’, um espaço dos prefeitos e vereadores onde eles encontrarão todas as informações e orientações específicas que necessitem.  Trata-se de uma iniciativa que simboliza o compromisso do Tribunal em bem atender os prefeitos e os vereadores do RS”, assinalou.

No mesmo evento, a Famurs e o TCE-RS firmaram termo de cooperação para a orientação aos gestores municipais no ano de 2016. A iniciativa envolverá uma agenda de reuniões conjuntas em todas as regiões do estado, com a presença do corpo técnico do TCE-RS para o esclarecimento de dúvidas e orientação administrativa aos gestores municiais no ano de encerramento dos seus mandatos.

Para o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, a disposição do Tribunal é oportuna e representa um alento aos prefeitos. “Vivemos uma das mais graves crises da história dos Municípios e poder contar com o apoio do Tribunal e de seu qualificado corpo técnico é uma das melhores notícias que podíamos receber”, disse.  Para o presidente do TCE-RS, Marco Peixoto,  a realidade da crise financeira que atinge o Estado brasileiro exige medidas excepcionais dos órgãos de controle. “É preciso ter sensibilidade diante das enormes dificuldades vividas pelos Municípios e destacar o papel pedagógico do Tribunal de Contas”, disse.