segunda-feira, 13 de julho de 2015

O MAGISTÉRIO ABANDONADO - MAIL DO DR. HERMES DUTRA



 

Esse tema de educação me causa um grande mal estar, e já tinha até decidido não mais comentar, mas aproveito tua oportuna colocação, para arguir  algumas premissas:

 

1. É impossível alguém imaginar que um país possa se tornar decente, sem que tenha um sistema de educação decente;

 

2. Não entra na minha cabeça o fato de que os governos, estaduais ou federais, tenham, muitas vezes, mais preocupação com o ensino superior do que com o inicial e o médio;

 

3. Já tenho seis netos e cada vez que vou na escola do meu mais velho, costumo dizer para minha mulher que saio deprimido, pois fico pensando nos milhões de crianças que não terão um ensino igual ao dele.  Ele tem nove anos, falaz inglês fluentemente (foi alfabetizado nas duas línguas). Chega na escola as 08:00 hs., e sai as 16:00 hs. Algumas vezes vamos almoçar com ele na escola e dá gosto ver: Saem em fila, vão pegar seu prato, colocam em suas bandejas, escolhem o suco e vão comer juntos em uma mesa grande. Após, levam a bandeja para o local apropriado ( e isso minha neta, que tem 5 anos e estuda na mesma escola, também faz, apenas recebe ajuda de uma funcionária para cortar a carne, pois não manuseiam facas). Quando chegam, eles colocam suas mochilas no lugar reservado para isso.  E não é colégio militar. Ao contrário.

 

4. Não digo isso para louvar a escola do meu neto, que deve custar caro ao meu filho, mas para mostrar que ensino bom, com disciplina, consciência e participação, é fácil, basta querer.

 

5. Mas não, nós aqui, que sequer conseguimos pagar o piso salarial dos professores, temos uma universidade estadual que consome um bom dinheiro do estado, e para quê ? Ah, mas nós podemos dizer que temos uma universidade estadual e que o partido tal, quando no poder, a criou. Ora, poupem-me.....

 

6. O Estado (união, estados e municípios) deveriam garantir ensino de qualidade para todos, brancos, negros, pobres,, ricos, com pagamento de salário decente para professores deste nível de ensino.

 

7. Mas vá tentar dizer que o estado tem que se desfazer de muitos trambolhos e se dedicar a saúde, educação e segurança e todo mundo cai de pau em cima de ti, te chamando disso e daquilo.

 

8. Enquanto não nos dermos conta de que a salvação está na educação (decente) para todos, continuaremos sempre sendo o país do futuro, do qual nos ufanamos tanto.

 

9. Enfim, resta rezar e esperar que um dia os gaúchos acordem e se dêem conta da triste realidade que vivem, deixem de lado as bobagens que diariamente lemos e ouvimos por aí e decidam que precisamos fazer uma cirurgia grande para extirpar o mal que nos ataca.

 

10. Enquanto isso, continuo me deprimindo cada vez que visito meu neto na sua escola, pois fico pensando em quando as milhares de crianças que não têm acesso como ele, poderão se preparar para vida.

 

Abraço a todos

 

 

Hermes Dutra