quinta-feira, 5 de março de 2015

VINHOS DA GUATAMBU - OLHEM QUE BELO EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


 

 

Março 2015
Sustentabilidade é a meta
 
Foto
Foto: Ninho de passarinhos nos vinhedos de Cabernet Sauvignon da Guatambu, em Dom Pedrito (por Gabriela H. Pötter).
NOS VINHEDOS

A natureza nos mostra o melhor caminho, o da sustentabilidade, e nos presenteia com composições como esta imagem ao lado, nos vinhedos de Cabernet Sauvignon da Estância Guatambu, em Dom Pedrito. Esta foto, registrada em janeiro de 2015, nos prova que estamos no caminho certo, usando produtos naturais, para ficar em harmonia com a fauna e flora nativa. Para controlar doenças fúngicas que possam aparecer nos vinhedos, utilizamos, por exemplo, microorganismos que competem com o fungo que ataca a parreira, sendo uma concorrência natural. Nesta safra algumas parcelas dos vinhedos já foram 100% tratadas utilizando o controle biológico. Para a safra 2015/2016, pretendemos utilizar em todo vinhedo este manejo. Assim produziremos vinhos cada vez mais sustentáveis.


 
Foto
Foto: A Vinícola Guatambu utiliza unidades fotovoltaicas para reaproveitar a energia solar.
REAPROVEITANDO A ENERGIA SOLAR

A energia solar deve suprir 100% a energia da vinícola Guatambu até 2016, através da ampliação da central geradora fotovoltaica já existente no local. Atualmente, 18 painéis fornecem energia para as instalações. Nos próximos meses 510 placas solares serão instaladas. Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a economia na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada. "Nosso consumo no pico é de 20 mil quilowatts por mês. Com a instalação do sistema fotovoltaico, vamos garantir uma economia financeira e de energia”, conta o diretor-proprietário Valter José Pötter. “Nossa trajetória empresarial sempre foi norteada pela inovação e sustentabilidade econômica, social e ambiental dos empreendimentos. No caso da vi nícola não poderia ser diferente”, afirma.


 
Foto
Foto: Na vinícola Guatambu, reservatórios foram construídos para captar água da chuva.
REAPROVEITANDO A ÁGUA DA CHUVA

A sustentabilidade também é encontrada no fornecimento de água do da Vinícola Guatambu. Reservatórios foram construídos para captar água da chuva, que é utilizada para PPCI e irrigação dos jardins. Outra parte segue para estação de tratamento, construída dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde, produzindo 500 litros de água potável por hora, que é utilizada para no complexo industrial e enoturístico.