terça-feira, 31 de março de 2015

NENITO SARTURI , UM GRANDE POETA E MÚSICO, ME HOMENAGEIA COM UMA COMPOSIÇÃO

Nenito é formado em Direito e em Jornalismo. É delegado de polícia aposentado. Um homem grandão e  sensível como a corda mi do violino. Nunca vi um pai mais exemplar do que ele. Mora em Santiago, da qual hoje me parece que seja o poeta maior . Nenito observa a problemática dos filhos, da paternidade, da criminalidade, da triste senda dos presidiários, do amor, dos infortúnios, da Natureza, dos animais, das paisagens, das amizades.
Além do que é imbatível num palco.
Eu adoro Nenito e seus filhos.
Nessa letra que vai abaixo ele diz se inspirar em uma post minha.  São meros ensinamentos milenares que coletei.
Eis a letra.
A música é linda e a divulgarei em seguida.

O VALOR DO SILÊNCIO*

                   Nenito Sarturi/Ruy Gessinger

* Inspirado em texto de Ruy Gessinger

 

 

“Não digas tudo o que sabes

Mas saibas tudo o que dizes!”

É uma lição dos antigos

Que evita muitos deslizes!

 

Dizem que “falar é prata,

Mas saber calar é ouro”...

Eu afirmo, acrescentando,

Que o silêncio é um tesouro.

 

 

Ouvir mais do que falar

É usar de sabedoria,

É compreender que na vida

A prudência tem valia.

 

É por isso que, a lo largo,

Ouvindo a voz da razão,

Dou valor à parcimônia,

Silêncio e ponderação!

 

 

Somos donos das palavras

Que ainda não foram ditas,

Mas nos tornamos escravos

De mil palavras mal-ditas.

 

Não é de graça que temos

Uma boca e dois ouvidos:

É pra guardarmos tenência

Com palavras sem sentido.