terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

SOBRE VIAGENS; BELO MAIL DO DR. HERMES DUTRA


 Digo eu, inicialmente, que o ufanismo bobo é  um atraso. É coisa de quem não sabe o que há após  os limites de sua cidade. Só a viagem, mesmo que seja com uma sacolinha, para abrir nossos olhos.



Ruy e confrades !

Sobre viagens, me lembrei do meus tempos de Chefe Escoteiro, quando, lendo os livros do Baden Powell ( o fundador do movimento), perguntado sobre a fraternidade escoteira (quando encerramos uma atividades,de mãos dadas, cantamos a canção da fraternidade), dizia que, entre outras coisas que os acampamentos em outros locais que não onde o escoteiro morava, facilitava, entre outras coisas, a fraternidade. Por isso, dizia ser muito a favor das viagens para esses encontros, pois a viagem, segundo ele, ajudava bastante. Plasmou numa frase esse conceito : " Se um dia eu fosse primeiro ministro da Inglaterra, só convidaria para fazer parte do governo quem tivesse dado no mínimo uma volta ao mundo", pois acreditava, e na minha  opinião estava certo, as viagens abriam a cabeça das pessoas.

Fiquei pensando nisso, lendo o post do Ruy sobre a ultima viagem que fez. Em casa, a gente sempre comenta sobre amigos nossos (não é fofoca), que possuem condições mas dificilmente saem para fazer uma viagem. Não sabem o que perdem. Já viajamos por muitos lugares do  mundo ( e ainda queremos viajar muito mais). Hoje isso fica mais fácil, pois os filhos já estão crescidos e encaminhados na vida, facilitando essa nossa vontade de andar  por ai.

E temos tido surpresas das mais agradáveis. Desde Cancun (que muitos detestam, mas que é lindíssima), até mesmo no interior da China, tendo contato com culturas completamente diferentes da nossa. Até mesmo Orlando e a Disney (que o Ruy acha um horror e diz que nunca vai ir lá) vale a pena a viagem. Pelo que se vê de novo, pelos contatos e mesmo para fazermos uma valiação mais profunda sobre  nossa forma de ser. Nada como um  contato com pessoas de outros lugares para melhor nos situarmos.

Claro que muitas vezes nos supreendemos negativamente. Muitas vezes por vermos lotes e lotes de brasileiros a fazer algazarras e não se comportando como deveriam. Mas isso faz parte da vida.

Não somos apreciadores da musica clássica, caro Ruy, mas gostamos dela. Já pensou, assistimos na Austria em um teatro,  um concerto com aquelas musicas que infelizmente hoje nao se produzem mais e que infelizmente  pouca gente ouve. Não sabem o prazer que estão perdendo. Aliás, ali, depois de tres concertos que assistimos quando fomos lá, aprendemos a dar mais valor aos clássicos.

Enfim, viajar sempre vale a pena. Por isso teu filho tem e não tem razão Ruy. Há espetáculos da natureza que depois de vermos, podemos até ficar cegos. Mas com isso deixariamos de ver centenas de outros que a natureza nos guarda.

Viajem sempre. Claro que há as limitações, seja de tempo, de dinheiro ou de idade. Mas façam dentro do que as possibilidades permitam. E sempre vai haver uma viagem que pode passar ao largo dessas dificuldades.

Lembrem-se de que não há enterro com caminhão de mudanças. Logo, aproveitem.

Abraços a todos

Hermes