terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NATAL - MAIL DE ROGOWSKI


O natal sempre foi para mim uma data especial, primeiramente por ser a data em que se comemora o nascimento de Cristo, embora não seja essa a real data de seu natalício. Segundo, pelo fato do natal insuflar nas pessoas o espírito de fraternidade e união, ao menos era assim antigamente!

Este ano, todavia, não consegui entrar no clima do natal e passei me questionar a causa disso. Logo percebi a decadência que tomou conta dessa festividade. Não se fala mais no nascimento do Deus Menino, o centro das atenções é esse tal de “papai noel”, essa figura alienígena que acabou roubando a cena.

Pretendia escrever um texto sobre uma festa de aniversário onde o palhaço contratado acaba tornando-se o centro das atenções a tal ponto que o aniversariante fica do lado de fora, impedido de participar da festa do proprio  aniversário.

Ocorre que encontrei um texto já escrito, da autoria de Julio Oliveira Sanches cujas ideias subscrevo e com a permissão de vocês lhes repasso para reflexão.

Desejo a todos um natal alegre, repleto de paz e harmonia, pois, Cristo nasceu para tenhamos vida e  vida em abundância  (João 10:10).

Que em 2015 possamos continuar unidos contribuindo para a construção de um mundo melhor com nossos dons e talentos.

Fraternal abraço extensivo aos seus familiares!

Deus abençoe a todos.

 

----
João-Francisco Rogowski
https://twitter.com/dr_rogowski

 

 

Pode faltar tudo na festa de aniversário, menos o aniversariante. O bolo é dispensável, pelo menos pra mim que detesto bolo. Os parabéns a você podem ser esquecidos ou substituídos por outra canção. Os convidados podem e devem ser selecionados. Há que ocorrer rígido controle na entrada. Os penetras existem e são peritos em estragar e deturpar o objetivo da festa. A data da comemoração pode ser alterada. Embora o aniversário só seja aniversário quando comemorado no dia especifico. Há coisa mais insípida do que comemorar aniversário antes ou depois do dia? Não há. Outros preparativos podem ser modificados. Inclusive o tema da festa, quando o aniversário é de crianças. Mas um elemento não pode faltar. O aniversariante.

Os abraços. Os presentes. O augurar felicidades. Muitos anos de vida, só podem ser oferecidos ao aniversariante. A ninguém mais. Os cartões, telegramas, emails podem ser abertos por qualquer pessoa. Mas o aniversariante precisa estar presente na festa e ouvir os parabéns a você. Sem aniversariante a festa perde o significado.

Dezembro é o mês em que a cristandade comemora o nascimento de Jesus Cristo. Mesmo não tendo nascido em dezembro, convencionou-se que vinte e cinco de dezembro seria comemorado como o Natal de Jesus. O dia era consagrado ao deus sol nas festas pagãs. Isto diz que a escolha não foi sábia. Nada tem a ver com o nascimento de Jesus em Belém.

Dezembro é mês de festa. De frenesi. Início das férias escolares. Viagens são programadas. O comércio abre suas portas até às vinte e duas horas. A propaganda estimula o comprar como forma de se comemorar o Natal. Presentes são oferecidos aos familiares e amigos mais achegados. Mesas fartas são preparadas. Comidas e bebidas são consumidas em excesso. Os acidentes nas estradas aumentam. A maioria perde o controle dos seus atos e termina nos hospitais. Como médico também tem direito a comemorar o Natal o efetivo hospitalar é reduzido, para desespero dos que se excederam. O balanço final é trágico. O que devia proporcionar alegria gera morte e tristeza.

As Igrejas também entram no frenesi comercial. Cantatas são preparadas. Apresentadas nas praças. Nos shoppings. Nas velhas e abandonadas estações ferroviárias. Cultos especiais elaborados. Os enfeites natalinos pululam. As crianças correm. O velho e mentiroso papai Noel continua enganando os pequenos. O resultado é sempre negativo. Os esforços são grandes. Os resultados pífios. Quando tudo termina resta para alguns a enxaqueca. Outros ficam com as dívidas dos cartões de créditos. A muitos é oferecida a dor da separação pela falsa interpretação do que seja o verdadeiro Natal de Jesus.

Em todas as festividades ficou clara a ausência do aniversariante. Ninguém O convidou. Não se curvou para adorá-lO como Salvador. Não ocorreu mudança de vida. A vida abundante que Jesus veio trazer não é vista na prática. Persiste a ausência de arrependimento. Os votos de Feliz Natal não expressam a realidade bíblica. Não traduzem o que Jesus é e o que Ele realiza na vida dos que O reconhecem como Salvador e Senhor. A mistura do cristianismo com o materialismo das festas natalinas denigre a beleza e humildade do Salvador.

Por isso o Natal é uma data triste. A alegria é falsa. Os votos de felicidade não expressam sentimentos verdadeiros. Não geram mudanças práticas, que testificam experiência comprometedora com Jesus.

Quando o aniversariante é desconhecido ou descartado, os convivas não conseguem expressar comunhão verdadeira com a festividade natalina. Falta empatia. Compromisso. O alegrar-se pelo privilégio de conhecê-lO.

Convido-o a encetar uma campanha para restaurar o verdadeiro significado do Natal de Jesus Cristo. Inicie movido pelo Espírito Santo, viver experiência real com Jesus como Salvador e Senhor. É necessário reconhecer-se pecador. Buscar verdadeiro arrependimento e aceitar a verdade expressa pelo anjo a José: ”Seu nome se chamará Jesus; porque Ele salvará o seu povo do seu pecado”, Mateus 1:21. Reconhecer que Jesus veio ao mundo com missão única: perdoar pecados e salvar-nos da condenação. Não busque em Jesus o que Ele não veio fazer. Ele veio buscar e salvar perdidos, Lucas 19:10. Uma vez tomada essa decisão passe a viver o projeto de vida proposto por Jesus para os que O aceitam. Ele deixou claro o seu propósito para os seus seguidores: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” João 13:34-35.

Jesus não impôs ou sugeriu sofisticado sistema de vida. Nada de presentes caríssimos. Apenas Amor simples ao irmão. Sem mágoas. Desavenças. Rancores. Vinganças. Falsos votos de felicidade. Apenas amor que se doa. Capaz de perdoar sempre. Difícil de ser executado. Mas é isto que ele deseja dos seus discípulos. Assim procedendo celebraremos o Natal no seu significado máximo. Faremos coro com os anjos ao entoar: ”Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”, Lucas 2:14. Não é fácil revelar boa vontade a homens maus e pecadores como você e eu. Mas este é o desafio do Natal.

Não espere presentes. Seja o presente de Cristo aos que ainda não O conhecem. Não se preocupe em encher o estômago com petiscos sofisticados. Preencha a alma com a alegria da salvação, buscando a cada dia alcançar a estatura de Cristo, Efésios 4:13. O dia em si não é importante. A festa também não. Vale a presença do aniversariante conosco, tornando cada vez mais firme a nossa vocação e eleição, 2ª Pedro 1:10, para não tropeçarmos na caminhada cristã.

Auguro-lhe um NATAL diferente. Como salvo, que você tenha profunda comunhão e intimidade com Cristo. Mas se você ainda não experimentou a salvação oferecida por Jesus, que este NATAL seja o início de real experiência com o Senhor. A melhor maneira de comemorar o Natal é aceitar Jesus Cristo como Salvador.