quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ACONTECEU EM 17 DE DEZEMBRO DE 1969




A Faculdade de Direito da UFRGS  tinha seu próprio vestibular - Literaturas Portuguesa e Brasileira, Latim, Filosofia, uma lingua estrangeira ( não podia espanhol). As aulas eram sempre na mesma sala, com a mesma turma. Cada ano tinha sua sala. Não havia essa proliferação absurda de faculdades de direito. Nossos mestres eram expoentes em suas áreas.
Nosso paraninfo escolhido faleceu: Ney Messias. Arrasados,decidimos não ter formatura. Colamos grau dia 17 de dezembro de l969 em secretaria. 
Quando estava no 4. ano da faculdade me submetera ao concurso para delegado de Polícia ( na época era possível). Cursei a academia onde fui o primeiro lugar da turma. Exerci o cargo por um ano. 
Meu pai, por motivos que agora não cabe relatar, mas que meus filhos sabem, me fez jurar que, no dia em que me formasse, me exoneraria do cargo.
Fui ter com o General Ibá Ilha Moreira e lhe entreguei meu pedido de exoneração.
Eu tinha sido o orador da turma e ele se surpreendeu.
Fui  inflexível.
E fui advogar. E dois anos depois fiz concurso para juiz.
Deu tudo certo na minha vida.
Foi um puta de um peitaço.
Mas ordens do pai não se discute.