terça-feira, 14 de outubro de 2014

OMNIA MEA MECUM PORTO OU A SAGA DE UMA MULHER QUE SE DEDICA À CULTURA




 

Calma aí minha jovem, a frase acima não tem nada com algum porto, nem  é título de um samba-enredo.

Portare, trazer,  ter consigo.

  Bias, o filósofo, um dos sete sábios da Grécia, respondendo aos que se admiravam que, ante ameaças, não se preocupava em  partir da cidade levando todas as suas riquezas,simplesmente disse: “ OMNIA MEA MECUM PORTO”  Bias queria assim significar que não possuia outros tesouros além do seu saber. Tudo o que tenho, levo comigo.

É isso: na verdade nós só seremos lembrados, depois da morte, pelo nosso saber, pela correção ou incorreção com que nos houvemos.

Um amigo meu me disse que não tinha medo do exílio. Falou-me que, com uma chave de fenda no bolso, não passaria fome, pois era um exímio mecânico.

Eis o valor de uma pessoa: não valer pelo seu dinheiro, mas sim por sua sabedoria, seu conhecimento.

Lissi Bender é mais uma joia rara da constelação de Santa Cruz.  Mal compreendida por alguns, tenta, como um passarinho que leva água no bico, apagar o fogo na floresta, ateado por ressentidos, que são contra a cultura, esses mesmos que aplaudem a destruição que falsos e equivocados nacionalistas fizeram com a língua alemã no Sul do Brasil.Os mesmos que puseram fogo em bibliotecas, os mesmos que abominam a música erudita. Os que, se pudessem, destruiriam as  obras gregas e latinas só por estarem em desuso. Esses mesmos que , no curso de Direito, dispensam o ensino da Filosofia do Direito ou da História do Direito.

Mas Lissi é humilde, meiga,  respeitada em todos os meios culturais sérios.

A renomada professora da Unisc, lança um novo e precioso livro. A região de colonização alemã produziu  um fenômeno encontradiço em tantas latitudes, qual seja o uso concomitante de duas ou mais línguas. Infelizmente decisões governamentais equivocadas, na época da 2ª. Guerra Mundial, proibiram o uso da língua alemã em nosso país. Mesmo assim, a brasa restou acesa entre as cinzas. Lissi, com sua tenacidade, procura ajudar a perpetuar esse inestimável tesouro . A obra de Lissi é um percuciente trabalho de resgate e pesquisa,  consulta obrigatória para quem queira saber parte  da verdadeira História do nossa Estado e do Brasil.

Meus parabéns a essa mulher sensível mas batalhadora. As futuras gerações agradecerão ela haver ajudado a perenizar parte da nossa História.