sexta-feira, 19 de setembro de 2014

HOMO AGRICOLA - UMA COMPULSÃO MILENAR

Não adianta. O médico, o advogado, o empresário, qualquer um, é só sobrarem uns pilas, isso ao menos no RGS, já quer comprar uma área de terras, já tem o sonho de criar cavalos, bois, vacas.
Meu pai era comerciante, mas minha mãe era colona.
Puxei para o lado do comércio, nunca gostei de sítio, de minifúndio, de plantar tomates num cantinho.
Meu sonho era o campo gaúcho, as planuras, os horizontes. A saúde que? na verdade sou um  alemão na essência, conquanto os alemães não me reconheçam como tal, então me convenci que sou rio-grandense e pronto, só que falo e penso como alemão , mas jamais me mudaria para a Alemanha, lugar para progredir é o RGS, aqui tu ganhas dinheiro se acordares cedo e não deres bola para os findes.
Quando eu entrei na pecuária os campos eram baratos, hoje eu me apavoro das loucuras que fiz comprando campos e mais campos. 
Dito isso, quero dizer que hoje me ligou um colega mais jovem, está cheio dos pilas, quer se aconselhar comigo.
Falei que cavalos é bem lindo, mas o que  se reflete bem na guaiaca é o boi. É o Angus ou o Brangus. Eu tenho também cabanha de cavalos crioulos, mas é só pra me exibir. O que dá dinheiro é o terneiro.
Bah, mais um que vai  quebrar geada, gastar os tubos que ganha  no escritório...
Mas como nós produtores dizemos... tá ruim, mas.. tá bom.
Mas nada de sítio: a gente tem que produzir, ter escala, arrendar dos vizinhos, investir, não ter medo.
É ruim, dá trabalho, mas é louco de bom.