sábado, 28 de junho de 2014

A PUNIÇÃO DA FIFA A LUIZITO DO URUGUAY - MANIFESTAÇÃO DO DES. GUINTHER SPODE


 

Ao ler os jornais hoje pela manhã confesso ter estranhado as notícias relativas ao jogador uruguaio Luis Suarez (que, por suposto, dispensa apresentações).

Refere o noticiário que ele já estaria com a família em sua residência em Canelones, próximo de Montevidéu, Uruguai.

Estranhei porque ? Porque o normal seria o jogador permanecer com o grupo (Seleção de seu país) até mesmo para motivar seus companheiros que já afirmaram jogarão "por ele". Até mesmo devido a toda polêmica que o rumoroso caso gerou, inclusive com a manifesta inconformidade, não só dos uruguaios, mas da maioria da mídia internacional (exceto a brasileira) com o exagero da pena aplicada, tudo indicava que o fato seria utilizado para mobilizar o grupo (aliás, muito educada e apropriadamente o treinador uruguaio afirmou isto em coletiva à imprensa).

Agora há pouco, ao receber uma nota pública emitida pela REDLAJ (entidade que reúne, através dos meios eletrônicos, magistrados latinoamericanos) passei a entender o melhor que talvez se passou.

Sem defender a atitude do atleta e, se for verdade que a punição ao mesmo foi nos termos em que referida na nota pública da REDLAJ (que reproduzo abaixo), estamos diante de um descalabro sem precedentes.

Ora, por ter cometido uma falta disciplinar desportiva, impedir que um atleta assista a eventos públicos (os jogos faltantes da Copa), impedí-lo de freqüentar o ambiente privado da concentração da sua equipe nacional e de reunir-se com seus colegas de profissão.

Convenhamos isto é o cúmulo da arbitrariedade ! Parece aquele dispositivo da Constituição da Venezuela que proíbe que os juízes do país reúnam-se em associações ou em torno de qualquer outra entidade gremial.

Por isto, partindo do pressuposto colocado na nota da REDLAJ, endosso-a, sugerindo sua ampla divulgação pela gravidade do atentado aos direitos fundamentais que a punição imposta pela FIFA representa.

Abraços e bom jogo a todos logo mais

 

Guinther Spode