sábado, 17 de maio de 2014

O MILAGRE ECONÔMICO DE XANGRI LA




Poucos anos atrás Xangri La era um monte de casas bonitas e palacetes que ficavam fechados fora da estação de veraneio.
Tudo mudou. Vieram os belos  condomínios fechados onde moram muitos de maneira fixa. Só um dos maiores condomínios fechados tem mais casas do que em pequenas cidades como, por exemplo, Itacurubi.
Temos de tudo: Supermercados com os mesmos preços de P. alegre, ferragens, lojas, restaurantes, hotéis.
Mas deixa eu contar para vocês o milagre econômico.
Comecei a me intrigar quando, ao voltar a P. Alegre , segundas-feiras de manhã, via   dezenas e dezenas de Unos, Gols, e outros carrinhos estacionados  na frente dos condomínios. Fui descobrir. São carros das faxineiras, empregadas domésticas, pintores,  jardineiros, limpadores de piscinas.
Hoje esteve na minha casa um jovem senhor para arrumar umas persianas de rolo em nosso quiosque. Chegou numa Duster e em meia hora deixou tudo nos trinques. Veio bem vestido, deixou tudo limpo limpo. Me contou que veio do interior e hoje tem casa própria em X. La e seus compromissos estão com agenda lotada por dois meses.
Meu jardineiro tem as chaves de minha casa, como de outras 50 mais ou menos. Tem duas caminhonetes , veio do interior e não quer outra vida.Construiu uma casa de dois andares para sua família.
Maristela chamou agora uma manicure e pedicure pelo celular. Encostou um  Clio novinho e desceu uma moça de seus 20 anos. Disse que era de Três Coroas e certo  dia veio  numa excursão a Capão da Canoa. Ouviu que  as massagistas, jardineiros, manicures não dão conta de tanto trabalho, que nem voltou. Está por cima da carne seca.

Pessoas que arrumam antenas de Sky, configuram computadores,  fazem reformas, ajardinam, te levam janta em casa, estão ganhando dinheiro.
Como isso me alegra o coração!
Labor omnia vincit! ( o trabalho vence a tudo)