sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ELEGÂNCIA NÃO TEM NADA A VER COM DINHEIRO

No meu entender os mais deselegantes que conheço são os novos ricos, os emergentes.
Os mais elegantes - estou sendo sincero - são os  peões de estância.
Você jamais vai ver um peão tratando outros - excluidos seus familiares - por tu  . é sempre senhoria.
O peão de estância, caminhando pela estradinha com suas compras, reluta em aceitar carona com receio de sujar teu carro .  É sóbrio, fala pouco.
Esses dias eu estava no Supermercado Nacinal em Atlântida, terra de gente boa  mas de muitos arrivistas ( os piores estão em Punta e em Jurerê). Ví vários homens maduros, barrigudos, de sunga ( que ridículo) e sem camisa. Pode-se chamar de fino um  boçal desses que não se enxerga?
Na praia vejo jovens meninas, lindas, maravilhosas, mas que usam saída de banho para voltarem a casa. Isso é elegância.
Desde quando um peão faria relinchar seu cavalo ao chegar perto de uma casa!  Pois os donos de camihonetões chegam fazendo buzinaços e o pior: dão aquela buzinadinha na hora do tchau. Bota grossura nisso.
Tu nunca vais ver um peão comendo coisas dentro do super. Ele espera chegar em casa.  Vai nos nossos restaurantes, os boçais não podem esperar nem chegar à mesa, já vem, como suínos, mastigando da mesa do  buffet.
Eu queria tanto não  ter nascido numa casa classuda...
Eu seria menos incomodativo.
Passaria o dia e  a noite com som alto, tocando tum tum.E olhando com cara idiota os passantes.