terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A CAMPEIRA VANESSA, DE UNISTALDA, NÃO LEVA DESAFORO PRA CASA




Numa roda de mate ontem, no galpão de convivência de nossa estância, me contaram o causo.
Não me sofri e fui entrevistar a moça.
Vanessa Floriano se criou pras bandas  do Passo do Narciso, hoje Maçambará. "Deusde" os 4 anos já montava de a cavalo e ajudava a lidar com gado e ovelhas.
Mais tarde foi estudar e se formou em enfermagem, mas nunca largou as lidas. Inclusive laça, peala e gineteia. Até em cancha reta já correu.
Pois  casou e  foi morar na Unistalda e levou um cavalo junto para a cidade.
Esses dias foi  tirar um " suador" do cavalo, montou e saiu troteando  ruas afora. Ao passar na frente de uma casa um senhor lhe gritou:
- aqui não é cancha pra tu passar de a cavalo
- ué, respondeu a moça, mas não estou escaramuçando nem galopeando e a rua  é pública.
- não, isso aqui é  meu e vou fechar a rua
- quando o senhor fechar, daí não passo mais
- tu não passa mais e é a partir de agora e fez um gesto ameaçador
Vanessa me relatou que ficou com pena de na hora não ter um laço para dar no lombo do atrevido, mas decidiu lhe meter o cavalo em cima (  na linguagem militar seria " dar uma carga de cavalaria").
Arremeteu com o cavalo num galope furioso, o homem varou a cerca devolta e está correndo campofora até agora.
Então tá! ainda restam Anitas Garibaldi na gloriosa Pampa gaúcha!