domingo, 8 de dezembro de 2013

REFLEXÕES SABATINAS - COMENTÁRIO DE IVAN SAUL


 

 

Já conversamos sobre isto, creio, passei pelas vidas de muitas pessoas, quase sempre, margeando a solidão. Vivo ainda hoje, fisicamente retraído do convívio humano variado, elegi não pagar o custo mental de colecionar muitos amigos próximos, cuidar bem da multidão é complicado - enquanto o rebanho está em movimento, mal se notam os pequenos desvios, atalhos, fugas e retornos - humanos são um rebanho parado, cada um busca uma florzinha, uma sombra, uma maceguinha, um lugar seco, saciar a sede...

 

Árdua a missão do amigo verdadeiro, sendo membro do rebanho, deve ser pastor competente, unificar a diversidade, atender ao todo onde cada um importa... apesar dos duzentos e cinquenta e poucos [e não 50] tons de cinza, a vida de cada majada humana é preta ou branca, existem ovelhas e existem lobos, entre as pontas - o cinza - é tolerância e tolerância na amizade é poço de boca aberta à espera de ser envenenado.

 

Desde a adolescência aprendi, para poupar sofrimentos, cultivei muito poucos apegos, poucas riquezas colecionei, tive de meu, somente aquilo que poderia carregar. Diversas vezes me expulsaram muitas outras desertei - bom entendedor, nunca questionei, nunca pedi para voltar -

levando comigo a experiência e o anseio de, quem sabe na próxima, acertar.

 

Adentro a maturidade, cheio de novidades, amigos sinceros que nada me pedem e à quem pouco poderei alcançar, gente que me inspira a aprender coisas novas, me expor um pouco mais, romper a casca e sair para ver o mundo, o mundo que eles conheceram enquanto eu acumulava jornadas arrastando pelo caminho o meu rebanho de mesquinharias e ressentimentos.

 

Já planejo, damen und herren, irei à Europa, ver Londres, Paris, Berlin, Praga. Quando ainda não sei... As certezas que tenho, irei de botas e levarei minhas bombachas, irei no verão levando só a bagagem de mão e quando me perguntarem as horas responderei: "aqui não sei, na minha terra são 9 e 45".

 

Bom domingo meus amigos!

 

Ivan