domingo, 3 de novembro de 2013

COLUNA DE FLAVIO PEREIRA


PDT examina saídas para viabilizar chapa própria.

 

 

Partido busca aliados para viabilizar chapa majoritária.

 

 

Entre as opções de manter-se aliado ao governador Tarso Genro ou lançar candidato próprio ao governo em 2014,o PDT depara-se com a necessidade de um ajuste que contabilize um número de aliados suficiente capaz de criar  espaços na propaganda de rádio e televisão, fundamental na campanha eleitoral. Sem essas alianças, não existirá logística para sustentar a candidatura ao governo do Estado – cujo nome mais cotado é o deputado federal Vieira da cunha – ou a candidatura ao Senado,onde o pré-candidato é o jornalista Lasier Martins.

 

O plano B

A alternativa à candidatura própria,sue seria a manutenção da atual aliança com o governador Tarso Genro, embora no momento rejeitada pela maioria dos trabalhistas,  poderia dar ao PDT a possibilidade de indicar o candidato a vice. Neste caso, o cenário seria outro: o nome indicado para vice já não seria Vieira da Cunha,e o PDT deixaria de apresentar candidato ao Senado, queimando a alternativa Lasier Martins. Hoje, além de ser aliado de Tarso nesta gestão, o PDT já antecipa que apoiará a eventual candidatura de Dilma Rousseff à reeleição.

 

 

Dilma chama o Exército

Convencida de que o Exército dispõe hoje de experiência, tecnologia e blindagem contra a corrupção para as grandes obras na área de infraestrutura, a presidente Dilma Rousseff vai ampliar a participação dos militares no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).  Hoje,o Exército já coordena 16 projetos do Plano de Aceleração do Crescimento, e agora foi convocado para novos projetos que serão distribuídos entre os 12 batalhões de engenharia espalhados por todo o país. Chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército,o general Joaquim Brandão tem uma explicação para isso: “Os militares encaram as obras não como negócio, mas como missão”.

 

A desburocratização em debate

A Comissão Especial da Desburocratização dos Serviços Públicos do Estado, presidida pelo deputado Ronaldo Santini (PTB), promove hoje mais uma  audiência pública às 14h30. A comissão porém, para mostrar sua utilidade,precisará adentrar em temas da realidade, como as dificuldades burocraticas que ameaçam espantar investimentos importantes,como  a KMW em Santa Maria.

 

A pauta da energia

Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara,o deputado Federal José Otávio Germano (PP)  define esta semana encontros com os dirigentes nacionais das gigantes da área de energia: AES e RGE. Na pauta, a definição da agenda de trabalhos da comissão para o final de ano e o inicio de 2014..

 

O adeus a Airton Vargas

Secretário da educação,e depois de cumprir uma trajetória política respeitável,  onde o ponto alto foi a presidencia da Assembléia Legislativa, Airton dos Santos Vargas faleceu no sábado,aos 80 anos. O colunista levou ontem aos seus familiares, um fraterno abraço de solidariedade. Que o Grande Arquiteto do Universo o acolha com carinho.