domingo, 4 de agosto de 2013

PARTIU MEU AMIGO MANDICO. MAIL DE MAURO NEUMANN


O MANDICO foi e continua sendo meu tipo inesquecível e acredito que de muitos.

A verdade é que na vida temos alguns muito inesquecíveis .

Era uma pessoa do bem,sensacional,de uma humildade incrível e tinha uma boa dose de sabedoria , diria até que era discípulo de Confúcio .O olhar dele ao dar uma resposta era singular.

 

Os anos 60 e a famosa época de ouro de Santa Cruz do Sul onde nos criamos e fomos educados para a vida marcou demais na minha alma. Esta época não me sai da cabeça por nada neste mundo !

Foram tempos maravilhosos e como bem dizes ...do ensino por excelência......  que já não existe mais apesar de toda a evolução nestes últimos 50 anos.

 

Onde quero chegar com meu texto ?

 

Agradecer , como amigo do MANDICO , pela tua brilhante coluna.

Alguém precisava escrever algo a respeito , pois simplesmente não poderia passar desapercebido .

Sem dúvida uma homenagem marcante . Uma verdadeira prova de amizade e de dor pela perda de um amigo do peito de altíssimo quilate.

 

Tenho certeza de que a alma dele está olhando lá de cima e nos acompanhando de perto.

Sempre digo , o ar que respiramos não conseguimos tocar nem ver , só temos uma pequena ideia de sua existência quando o vento surge . Assim é a alma , invisível mas que pode ser sentida a todo momento.

 

Depois ao frisar ...O tempo passou,cada um tomou seu rumo ....

significa principalmente

que em nossos corações ficaram as verdadeiras amizades e coisas que vamos levar para sempre nesta vida. Pois ao tomar o meu rumo , mais de 30 anos se passaram sem que eu e o MANDICO trocassemos alguma palavra ou um simples alô ! Incrível , mas ao reencontrá-lo em almoços no Clube União durante várias semanas e vários meses desde 2009 .....a conversa simplesmente continuou ...exatamente como mencionaste no teu artigo.

 

Acompanhei a agonia dele e da família nos últimos 20 meses e é nesta hora que nos damos conta da nossa fragilidade como humanos. Deus é o caminho !

 

Minha esposa tem uma irmã em P.Alegre que é católica devota ao extremo e conseguiu junto ao  Pe. (ou será arcebispo ?) Dom Dadeus Grings um escapulário devidamente abençoado por ele e que entregamos para o MANDICO na casa dele, e ao receber já agradecendo  às lágrimas disse ;  "VOU ME AGARRAR NESTE ESCAPULÁRIO , BEIJÁ-LO TODO O SANTO DIA QUE DEUS ME DER DE VIDA E REZAR PARA  ME CURAR " .

 

Vejo-o seguidamente dizer estas palavras.

Deus o curou chamando-o , pois até então  não tinha as terríveis dores desta triste doença .

 

Olhando no tempo , foi nestes últimos 4 anos que pude conviver mais seguidamente com ele . Foi um tempo muito especial .

Sem dúvida é uma pessoa que  fará muita falta a todos e deixa uma tremenda lacuna.

 

Um pai e chefe de família maravilhoso , um companheiro de vida para a esposa Heloisa fantástico ,verdadeiro amigo "do peito", Íntegro , honesto , trabalhador super competente, um engenheiro mecânico que conhecia seu "metier" e de quebra escreveu um Livro sobre uma área da Matemática extremamente difícil - Cálculo Integral - que ficou pronto após 6 a 7 anos de trabalho árduo .

 

Penso que a família deveria encaminhar esta obra , mesmo que postumamente, para deixar a contribuição científica dele devidamente registrada e servir de consulta pelas gerações futuras . Ele merece !

 

Pedindo desculpas pelo jornal acima , me identifico :

Sou filho do já falecido Bruno Neumann , mais conhecido na cidade pelo apelido de Tom Mix ,que veio ao mundo só para brincar . Foi funcionário do antigo Banco da Província e que amava os pássaros .

No dia do enterro dele , um dia de céu de brigadeiro - 22 .11. 2007 - às 18:00 hrs houve uma grande revoada , ao pôr do Sol,  com o canto que ele mais apreciava num pássaro ; o de um sabiá . Era Deus dizendo que ele estava bem !

 

Grato pela atenção , um abraço ,

 

Cordialmente,

 

Mauro Neumann