sábado, 9 de fevereiro de 2013

PECUÁRIA GESSINGER RECEBERÁ CAVALEIROS DIA 22.02


 
 
Confraria Cavaleiros da Serra
por Frantiesco Homrich

 

            Os professores Derli Carniel e Nilo Cassamalli, em conversas informais, levados pela afeição ao cavalo e pelo gosto por cavalgadas, fundaram o grupo Cavaleiros da Serra. O empurrão inicial foi dado por Nico Fagundes que respondeu ao Derli: “Queres cavalgar? Funda um grupo”.

Ano de fundação 1992.

De 05/02/92 a 09/02/92, os Cavaleiros da Serra de Sobradinho realizaram a 1ª cavalgada. Percorreram 7 municípios da região Centro Serra. Participaram os cavaleiros Derli Régis Carniel, José Nilo Cassamalli, Carlos Cassamalli, Moacir Alves Corrêa, César Augusto Pereira da Silva, Thales Dal Ri, Cizone Dal Ri Filho, Roque Maurílio Rohers, Setembrino Pinto Pereira e Vitor Hugo dos Santos.

Nestes 21 anos, vários companheiros, por um motivo ou outro, deixaram o grupo. Outros a ele se integraram. Os que saíram enriqueceram o grupo com seu legado. Os que ingressaram estão trazendo sua contribuição. Tanto os primeiros como os últimos somam méritos para que os Cavaleiros da Serra continuem em atividade. Três companheiros já nos deixaram e foram cavalgar e matear em outras querências: Setembrino Pinto Pereira, Paulo Ari Moreira e Romeu Remoaldo Bescow.

Desde aquele ano de 1992, os Cavaleiros da Serra realizam, além de passeios a cavalo em finais de semana, uma cavalgada oficial de maior duração. De oito a dez dias. Percorrem, em média, de 30 a 40 km por dia. Quase todas as regiões do Rio Grande do Sul, algumas de Santa Catarina e umas poucas do vizinho Uruguai foram visitadas a pata de cavalo.

Cabe destacar a hospitalidade com que o grupo tem sido recebido em todos os rincões pelos quais passeou. Em nem uma oportunidade houve recusa em ceder acomodações para almoço ou pouso.

Com a cavalgada deste ano de 2013, que será realizada na região de Santiago e São Borja, tendo como centro de referência a fazenda Itu, o grupo completará 13. 900 km percorridos no lombo do cavalo.

Em 2007, o grupo Cavaleiros da Serra foi registrado em cartório com o nome oficial de Confraria Cavaleiros da Serra.

Dentre outras, a Confraria tem como finalidades “Promover e expandir a cultura gaúcha; desenvolver a prática de passeios à cavalo e a integração cultural; promover a confraternização de seus confrades e seus familiares”.

Os associados da confraria reúnem-se uma vez por mês. Após a reunião de trabalho, associados e familiares confraternizam com um jantar.

Atualmente a Confraria Cavaleira da Serra tem 21 associados e é coordenada por João Paulo Pereira.

Os associados são: Arlan Rachor, Décio Antônio, Ivan Cesar Muller, Lissauer Barbosa, José Nilo Cassamalli, Carlos Cassamalli, Ronan Olivier, Robson Luis Drachler, Régério Y Castro, Roque Rigon, Roque Maurilio Rohers, Vilson Polhman, Antônio Vicente Linassi, Breno Muller, Rômulo Barbosa. Estes do Município de Sobradinho. Do município de Segredo: Celso Souza, Luís Bolzan, Luís Bolzan Junior. Do município de estrela Velha: João Paulo pereira e Lucas pereira. Do município de Santiago: Leandro Minussi.

A cavalgada deste ano de 2013, com uma quilometragem de aproximadamente 160 km, será realizada na fronteira. Região de Santiago, São Borja, Itaqui e Maçambará. Do dia 16/02 a 23/02, os Cavaleiros da Serra e amigos estarão cavalgando por este retalho do pampa gaucho.

Desde já o grupo sente-se acolhido por pessoas que, como nós, tem no cavalo uma referencia para o lazer e para forjar amizades. Adair Bazana, Volnei Minussi, João Carlos Gripa, Alceu Nicola, João Tavares e Rui Gessinger estarão nos recebendo e incentivando nossa afeição ao cavalo e as cavalgadas.