domingo, 27 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA DE SANTA MARIA - COLUNA DE AMANHÃ DE FLÁVIO PEREIRA EM ' O SUL'


Dilma e  Tarso pedem inquérito rigoroso em Santa Maria.

 

 

Governador coloca todos os meios à disposição da polícia judiciária.

 

O governador Tarso Genro reuniu a imprensa ontem à tarde no Palácio Piratini para assegurar que, ao lado de todas as providencias que o governo vem adotando para prestar assistência às vitimas da tragédia de Santa Maria e seus familiares, haverá um rigoroso inquérito policial pra aportar responsabilidades. Explicou que , em relação ao dono da boate, “Para se eximir de responsabilidade, ele vai ter que apresentar todos os documentos necessários para o funcionamento do local, que tem todo um percurso legal para que possa funcionar. O inquérito tem que verificar isso de maneira isenta e profunda". É natural que, caso não disponha dos documentos necessários para o funcionamento do seu estabelecimento, a investigação vai se dirigir pra os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização destas exigências,no âmbito municipal,e estadual. A presidente Dilma Roussef,na sua rápida passagem por Santa Maria para solidarizr-se com os familiares das vitimas,exigiiu apuração rigorosa dos responsáveis pela tragédia.

 

Estrutura

O governador garante que todos os meios necessários para a apuração das causas, produção de provas e perícias, serão colocados à disposição da polícia. Caso seja necessário, o governador não descarta pedir ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, com quem conversou ontem, apoio dos meios federais para realizar perícias e outros procedimentos.

 

Notícia

Quem deu ao governador a notícia sobre os primeiros detalhes da tragédia de Santa Maria foi o secretário da Segurança Airton Michels, num telefonema ontem pela manhã.

 

Estamos tristes

Desde que o meu padrinho, José Mariano da Rocha Filho conquistou para Santa Maria a primeira universidade federal no interior do país, a cidade transformou-se num pólo que concentra jovens de todo o Brasil, e de vários outros países. Hoje já  são muitas outras instituições que foram criadas, ao lado da Universidade Federal. E a concentração de jovens se multiplica na cidade. Santa Maria faz parte das nossas vidas. Eu estava em Santa Maria, como faço em muitos finais de semana. Desta vez, para participar da formatura de uma sobrinha, que colava grau em Enfermagem. Centenas de pais, e jovens de muitas cidades de todo o país lá estavam neste final de semana  para confraternizar as vitórias de filhos, sobrinhos e familiares, ou apenas visitá-los. Reproduzo mensagem de minha esposa Rosangela Quadros na rede social, pouco antes do nosso retorno ontem, no final da manhã: “ Estamos muito tristes, pois voltamos agora de Santa Maria, onde participamos da formatura de nossa sobrina e afilhada Elisa, e pudemos sentir de perto a tristeza que tomou conta de todos. MInhas filhas e sobrinhos poderiam ser uma das vítimas, pois costumam frequentar aquela casa noturna, quando vão aquela cidade, mas por motivos diversos, nesta noite, não quiseram ou não puderam estar lá, fato que salvou-lhes a vida. Quero acreditar que uma Força Maior impediu-lhes de comparecerem naquele local . Fato que me leva a orar e agradecer a Deus por estarmos todos juntos. Por outro lado, este momento, não é o ideal para apontarmos falhas, mas de orarmos para aquelas familias que foram atingidos por esta trágédia. Assim exorto a todos que façam as suas orações dirigidas àquelas familias que tiveram seu jovens ceifados de suas vidas.!”