sábado, 5 de janeiro de 2013

REMINISCÊNCIAS DE INFÂNCIA - CARTAS DE LEITORES


 

 

   Lembro-me das histórias que escutávamos atentamente a noite, deitados naqueles colchões de palha de milho, não tínhamos energia elétrica, apenas a luz de velas ou lampiões a querosene.

 

   Que tempo bonito, faltava quase tudo, não faltava alegria, como éramos felizes.

 

   Algum tempo depois uma amigo do meu pai nos emprestou um pequeno rádio de pilhas, que escutávamos através das ondas curtas, os programas da época, as novelas que nos remetia a imaginação das cenas retratadas, quantas lembranças, deve ser por isso que mesmo diante de tantas tecnologias modernas, não vivo sem rádio.

 

   O tempo fez nos esquecer da importância de registrar a história das nossa herança genética, de onde migraram, em que condições viveram, e hoje nossos descendentes sequer conhecem a história dos pais que dirá dos avós.

 

   Por esta razão eu acho oportuno mapear este legado dos antepassados, guardar informações, objetos, fotos, e redigir fatos que possam se perder na memória e no tempo.

 

   Sempre tive interesse no acesso a história de Santa Cruz, embora não tenha uma raça bem definida, sou uma mistura do tipo cachorro vira lata de rua, meus avós paternos ( avó nascida na Suécia e o avô descendente de Portugueses ); materna ( avó descendente de Espanhóis e o avô de Alemães). Só podia dar no que deu  ,,,,   hehehe  !!!

 

   Achava graça quando me perguntavam : tu és de origem ?? ou pelo duro ?? 

   Hoje já não se utiliza estes termos, mas no passado, esta pergunta se traduzida seria mais ou menos o seguinte: tu és de raça ou não ??

   Sempre respondi que era de origem ,,,,,  indefinida ,,,,, é claro ,,,,,  hehehe !!!

 

   Nasci com os olhos azuis o que que eu posso fazer,  também tirava sarro de todo mundo, quando perguntavam alguma opinião sobre qualquer assunto de trabalho, sempre iniciava a resposta dizendo "nós os alemães" costumamos buscar a perfeição em tudo, somos detalhistas ,,,e a turma descontaria.

 

   Exitem poucas obras publicadas com maior abrangência, uma publicação de doutorado do prof .Jorge Cunha - Unisc publicado somente em língua alemã, considerado o mais completo, confesso que não li por que faltei algumas aulas de alemão, preferi jogar bola no campinho; algumas fontes de pesquisas universitárias  permitem resgatar alguns fragmentos da história, como a economia do município com dados sobre as famílias, lembro-me de ter lido um trabalho de mestrado em história ou economia se não me engano UFRGS que falava sobre a burguesia de Santa Cruz, neste trabalho consta dados importantes sobre a origem das principais empresas, industrias e comércio, e famílias que forjaram o desenvolvimento local, vale a pena ler, vou tentar resgatar pelo google.

 

   Existe também um farto material micro filmado na Unisc , prof. Olgário Vogt, com todos os registros de nascimento e óbitos do município eram obrigatoriamente realizado pelas igrejas, no tempo da monarquia ( imigrações ) e mesmo depois na república, onde existe como rastrear sobrenomes, ancestrais, origens, etc.etc.

 

   Enfim, parabenizá-los pelas narrativas !!  

 

   Abraços.

   Élvio LOUREIRO.
-------------------------------------------------------

 
Oi, mano, adorei!
       Meu vovô Rudof me levava naquele lindo cadilac para as reuniões
no banco ( ele foi um dos fundadores do banco que hj seria o UNIBANCO,
tenho um livro do centenário deste banco em que aparece o vovô com o
tio Nikolau Kliemann e outros fundadores...) Eu me sentia muito importan-
te, protegida. Nunca vou esquecer quando aquele acidente terrível tirou 
meu ídolo.
 
Lia Gessinger Paul