sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

DESENVOLVIMENTO - MAIL DO PROF. DR. ANESE.


Caro Ruy

 


Realmente o desenvolvimento não é feito pelo governo municipal e sim pelos empresários (campo e cidade)  que são os que correm riscos e realizam os investimentos.
Entretanto, nenhum empresário investe no "vazio", ou seja, necessita um entorno propício no local e este é o papel do poder público e das instituições (sindicatos, associações comerciais, universidades, etc..). O desenvolvimento vai ocorrer quando for criando este entorno inovador, ou nas palavras de Barqueiro, autor espanhol sobre desenvolvimento  " toda a cidade ou região dispõe de um sistema produtivo, de um
mercado de trabalho, de formas específicas de organização da produção, de capacidade empresarial, de conhecimentos tecnológicos, de uma dada dotação de recursos naturais e de infraestrutura, de um sistema social, político e institucional e de uma tradição e cultura.  É com base nesses elementos que se articulam os processos de desenvolvimento econômico local ".

Parabéns pela iniciativa de debater o desenvolvimento de Santiago. Também acredito que com a criação de pequenos e médios empreendimentos ligados ao setor tradicional, teremos em breve um conjunto de empresas aglutinadas num Arranjo Produtivo capaz de gerar sinergias positivas e impulsionar os demais setores. Como está não pode ficar..temos que pensar num horizonte de 10 ou 15 anos..




atenciosamente


Rogério Anése

Doutor em Economia e Professor do IF-Farroupilha Campus São Vicente do Sul