segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

AINDA SOBRE O MENSALÃO E AS MÍDIAS

POR MARCELO DA SILVA DUARTE

Caro Ruy
A cobertura midiática e o debate público em torno do mensalão revelou um fato: tanto a mídia oligárquica quanto a dita "de esquerda" utilizam as mesmas estratégias. só o que muda é o ponto de vista

 

semana passada, p. ex., "bombou" no círculo de poder de brasília e entre certa intelectualidade de esquerda a desqualificação de marcos valério. o argumento mais rebuscado ganhou pontos na fogueira de vaidades que alimenta a base governista e foi fielmente reproduzido por certa mídia dita "de esquerda". dizem as más línguas que nunca se viu tanto barroquismo na capital federal.

a cousa foi mais ou menos assim:

"a palavra de marcos valério não vale nada porque ele é um criminoso. logo, o que ele diz sobre o ex-presidente lula é mentira".

ora, mas josé dirceu, josé genoíno e joão paulo cunha são tão criminosos quanto marcos valério;

para josé dirceu, josé genoíno e joão paulo cunha não houve mensalão;

portanto, como a palavra de um criminoso não vale nada....

as formalidades do poder ao menos são divertidas. nem que seja só formalmente…rs.

 

tenho pensado que a esquerda precisa rever seu modo de lidar com a questão lula. há setores dessa esquerda tão cegados pelo mito que não são capazes de enxergar que [i] nem toda matéria veiculada na grande mídia é um ataque pessoal contra o ex-presidente e que [ii] o fato de lula ter feito x, y e z pelo país não o coloca, automaticamente, acima de qualquer suspeita. vejas o caso recente do líder petista na câmara, jilmar tatto, que, na ânsia de defender a reputação de lula, aprovou a convocação de fhc p/ a prestação de esclarecimentos, abrindo precedente p/ a convocacão de lula pela mesma casa e pelo mesmo motivo, manobra criticada até por seus pares petistas.

 

vejas, eu não estou dizendo que não há má-fé por parte da mídia, mas sim que alguns fatos não podem não ser noticiados simplesmente porque certa esquerda acha que a trajetória de lula é intocável, como se a mídia precisasse da permissão deles e do próprio lula p/ publicar determinadas matérias. a dita rosemary afirmava ser namorada do presidente e marcos valério afirmou ter depositado 100 mil contos numa conta qualquer p/ o pagamento de despesas pessoais de lula - fatos políticos que serão noticiados e, de acordo com as intenções [veladas ou não] de cada veículo de comunicação, mais ou menos explorados, e ponto final.

 

e isso não é pouca cousa, pois acredito que o modo de lidar com essa questão - a questão lula - é que vai definir tanto [i] o modo como denúncias sérias serão respondidas e [ii] o modo como falácias, grosserias e o ódio de classe serão enfrentados pela esquerda. o apelo à emoção, a blindagem cega, surda e muda e a aposta na intocabilidade do mito, além de falácias, não serão o melhor caminho.

 

minha maior preocupação é com [i], pois [ii] tem se mostrado ineficiente por ser completamente alheio ao universo eleitoral beneficiado pelo lulismo e, agora, por dilma. e meu maior medo é que o que há de ruim na direita e na mídia, que até então sempre apostaram em [ii], se deem conta que a esquerda enfrenta [i] e [ii] do mesmo modo...

 

vamos ver se os atingidos se manifestam, pois se trata de um debate interessante, embora a esquerda fuja de suas mazelas tal como o diabo da cruz.