sábado, 6 de outubro de 2012

RELEMBRANÇAS - TESTEMUNHO DE LOEFFLER

 a infância nos dias atuais nem de longe se assemelha com a infância que tivemos. Os tempos eram outros e com outros valores. Não tínhamos TV, graças a Deus. Tínhamos liberdade que hoje não há mais. As crianças sentavam-se no meio fio e ali podiam passar horas. Meu irmão e eu éramos levados nos domingos pela manhã até o cais do porto onde pescávamos grandes e lindos lambaris o que hoje praticamente não mais existem. As minhocas cultivadas na horta em nossa casa eram lindas, grandes e gordinhas. Viajávamos até o centro em bondes, algo maravilhoso por não gerar a poluição dos ônibus de hoje, mas que alguns idiotas durante maldita ditadura decidiram eliminar. Infelizmente esses tempos na voltam para o azar dos meus netos e das demais crianças. Um dos meus padrinhos, Norvino Nielsen que trabalhava para a Shell, multinacional de origem holandesa me dava os livros do Monteiro Lobato (óbvio que seus patrões não sabiam disto por que ele perderia o emprego). Tão logo eu terminasse um livro e lá vinha outro. Hoje tenho enorme dificuldade em encontrar uma das obras do Érico Veríssimo a quem tive o privilégio de conhecer quando pirralho e que sempre nos recomendava leitura e que eu vim saber quem era somente depois de adulto escreveu uma obra infantil maravilhosa cujo título é AS AVENTURAS TIBICUERA. Trata-se de um personagem indígena, um pirralho que “vive” o Brasil desde seu descobrimento até o Estado Novo. Leitura deliciosa que procuro dar para crianças. Hoje há uma versão digitalizada, mas a impressa é difícil encontrar. Hoje praticamente as crianças e os adolescentes não leem mais e daí resulta que temos hoje dipomados por faculdades que se dão muito mal com as letrihas tão logo sejam misturadas na composição de um texto qualquer.