quarta-feira, 24 de outubro de 2012

AINDA A MINHA PRIMEIRA VIAGEM AO "exterior"


De São Paulo recebo essa missiva elétrica
------------------------


Ruy...muito bom... acho que esse trem aí..vinha de Porto Alegre e ia até Uruguaiana. Cheguei a fazer uma viagem dessas ..que coisa fantástica...( como dizia o poeta " uma das coisas mais lindas que Deus pôs na terra, foi o apito de trem". Me recordo das paradas nas cidades, uma delas em Santa Maria  ( quando vila chamava Santa Maria da Boca do Monte). Quando dessa viagem acho que o trem no estado já estava dando seus últimos "apitos" pois o Brasil optou por abrir estradas e mais estradas e praticamente dizimou a história da linha férrea em todo o País.  Naqueles tempos o trem teve importância fundamental no progresso de todo o estado. Em especial na região central pois Santa Maria passou a ser o polo mais importante no que se referia a linhas férreas no estado do Rio Grande do Sul. Ali, por ser o centro, como dizem os gaúchos, o coração do Rio Grande do Sul, a estação de Santa Maria era o mais importante tronco ferroviário de todo o estado. Ali cruzava a linha Porto Alegre-Uruguaiana, troncos com Cacequi, Rio Grande, Marcelino Ramos, e ligava a região nordeste ( ali pra Julio de Castilhos, Tupanciretã, Ijui e Santo Ângelo nas missões. Santa Maria era a sede da Compangnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil,(que nome romântico, hein?)  empresa francesa que administrava desde 1898 toda a rede ferroviária  no estado do Rio Grande do Sul. Eram trens de carga que levavam produtos da região, trens  de passageiros que transportavam gente para todos os lados do estado e também para São Paulo e Rio de Janeiro. O movimento na estação de Santa Maria era  intenso praticamente todos os dias da semana por ali transitando passageiros de chegada e partida. Vendedores de todas as partes do país, chegavam e partiam fazendo negócios da mais alta importância o que trouxe progresso muito rápido a Santa Maria e região. Acho que hoje o que restou foi algum trilho enferrujado, algumas máquinas e vagões recuperados para museu, a estação linda e que é berço de muitas e muitas histórias,como Museu da cidade ou Centro Cultural. Esse na verdade é o retrato da história do trem por todo esse Brasil. Abraço, Ivanhoé.