quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AINDA A OKTOBER - POR LISSI BENDER


Santa Cruz inaugurou a segunda fase de imigração alemã no RS. Foi a primeira colonização promovida pelo governo do Estado. Ostenta um lugar de destaque na  trajetória alemã  aqui no sul. Nossa Oktoberfest é a maior festa germânica do RS. É um momento ápice para nossa região celebrar e colocar na vitrine a cultura que a originou e todos os bens culturais advindos dessa presença e presentes entre nós. Defendo-a como meio de construir pontes com a Alemanha de hoje, defendo-a como momento crucial para a região mostrar o que tem de bom e diverso de outras regiões. Defendo-a como vitrine para promover o progresso local e regional, em que elementos e bens culturais (música, canto, culinária, dança, língua, etc.) e seus promotores daqui possam mostrar o que a região tem a oferecer ao mundo.
Por isso não consigo abençoar a forma como se a organiza: traz-se elementos de fora (axé,  pagode, samba, sertanojo etc.) para    na festa brilharem quando seria hora de colocar os holofotes sobre o que é nosso para brilhar. Defendo a festa como forma de construção de um progresso de dentro para fora, como forma de  atrair e construir intercâmbios culturais, turísticos e econômicos com países de língua alemã que, aliás, é  também  língua regional nossa.

Lissi Bender

 
Professora de Leitura e Produção de Textos; Língua, Literatura e Cultura Alemã, Subchefe do Dep. de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC