segunda-feira, 2 de julho de 2012

CASO BEIRA RIO.UM POUCO SOBRE A DES. MYLENE QUE ME REACENDEU A FÉ NA JUSTIÇA

Desembargadora Mylene Maria Michel,  encara a transição na carreira como um desafio empolgante. Para a magistrada, atuar no Tribunal de Justiça possibilita o aprendizado do julgamento em Colegiado. Representa um exercício de humildade, de entendimento, de poder debater idéias. Atuando há 24 anos na magistratura, ressalta que em nenhuma hipótese pensaria em dispensar a oportunidade de trabalhar em qualquer área do Direito.

Ao discorrer sobre a responsabilidade do julgador, a Desembargadora aconselha abordagem simplificada do Direito. Avalia que, muitas vezes, a aplicação da lei fria pode não ser, talvez, a solução mais adequada, ou a mais justa, no caso concreto.
Eu vejo a pessoa do jurisdicionado e ele é razão do nosso trabalho. E eu tenho de tentar resolver essa situação do jurisdicionado dentro do Direito, da forma mais simples, eficaz, eficiente, humana, se for possível, mas sem perder a consciência de que nós, Juízes, como todo ser humano, temos limitações.

Revela a paixão por julgar, destacando que todas as áreas jurisdicionais mexem com a emoção do magistrado. Depois, com a maturidade, com a experiência, com a técnica jurídica, nós aprendemos a dosar um pouco de serenidade com a técnica.

Conta que sempre buscou equilibrar as exigências da atividade com a vida particular. Para a Desembargadora, somente houve renúncias pessoais no início da carreira, quando foi preciso mudar-se para longe da família e dos amigos. Mas conclui que não há nada a lamentar, pois a magistratura é sua paixão e dela recebeu muito.

A magistrada ingressou na carreira como Pretora, em 1984, na Comarca de Bagé e depois em Porto Alegre. Em 1987 assumiu como Juíza de Direito em Rio Grande e São José do Norte. Em 1990, foi para Santa Maria. Voltando para a Capital em 1994, atuou como Juíza, Juíza-Corregedora e Juíza efetiva do TRE. No biênio 2006/2007 integrou o Conselho de Recursos Administrativos (Corad) do Tribunal de Justiça.

( NOTÍCIAS JURISWAY)

Acrescento: é isso aí, cara amiga Mylene. Direito é bom senso.
Congratulações pela decisão CONSTRUTIVA  DE HOJE.