domingo, 17 de junho de 2012

TÊNIS - NOSCE TE IPSUM


Em quase todos os esportes a pessoa , quando está jogando, mostra o que é, desnuda seu caráter. No tênis, principalmente quando se joga duplas, há que se atentar para a lei fundamental: honre seu parceiro.  Isso é mais fácil de ser seguido quando a dupla é parelha. Mas quando um joga muito pior do que o outro?  Penso que jamais reclamar.  Mas até na hora do incentivo, há que ser bem comedido para não colocar o parceiro sob stress . Por isso também evito aceitar jogar de duplas quando o nível dos outros três é  muito superior ao meu. Se insistirem deixo bem claro que tenho minhas limitações.
Hoje de manhã cedo fui jogar na Zona Sul aqui de P. Alegre e saiu uma belíssima partida: eu e meu parceiro tomamos três sonoros 6x 1. Meu parceiro era um principiante, conquanto jovem e ficou claro que estava aprendendo tênis sozinho. Quando terminamos cumprimentei-o, agradeci pela companhia e fiquei um minuto pensando: digo a ele que seria melhor procurar um professor? Tênis é como instrumento musical, não se pode prescindir do professor. A gente incorpora  defeitos demais aprendendo sozinho.
Olhei para ele de novo,  ele estava super feliz. Achei melhor ficar quieto, pois poderia estragar seu domingo. Falaram mais alto meus cabelos tordilhos, pois somos donos das palavras não ditas e escravos das ditas.
( escrevi essa crônica depois de ver o que Nabaldian fez agora há pouco....)