terça-feira, 12 de junho de 2012

MANUELA X FORTUNATTI - A LÚCIDA ANÁLISE DE FLÁVIO PEEIRA

Os dois lados do PP.

Partido decidiu ontem muito além das eleições de 2012.



A vitória de José Fortunati ontem na prévia do PP – 63 votos contra 44 dados à proposta da deputada Manuela d’Avila – traz consequencias importantes para esta e para as próximas eleições. Basta observar a  defesa feita pelos partidários das duas posições – apoio à candidatura de José Fortunati ou da deputada Manuela d’Avila à prefeitura da capital – que deixaram claro que o que se decidiu ontem vai muito além das eleições  deste ano. No mínimo, vai influenciar a próxima eleição municipal de 2016. Mas também  vai repercutir no comportamento do partido na eleição do governo do Estado em 2014.

As posições pró Manuela
O presidente estadual do PP,Celso Bernardi foi enfático,ao afirmar que a opção pela proposta do PCdoB, de indicar o candidato a vice-prefeito,daria aos progressistas um protagonismo que hoje não existe na aliança com Fortunati. Além de valorizar a posição da senadora Ana Amélia,hoje o maior trunfo de que o partido dispõe para voltar a sonhar com o governo do Estado. A própria Ana Amélia sustentou que seu trabalho dentro do partido empolgou todo o interior,e que a perspectiva da aliança com a deputada Manuela atraiu pela primeira vez em muitos anos, o interesse dos jovens pelo PP.

As posições pró Fortunati
Ex-prefeito de Porto Alegre, Guilherme Vilela preferiu centrar seu ataque na comparação ideológica dos programas partidários do PP e do PCdoB,garantindo que o comunismo ainda existe,e está presente na linha programática dos companheiros da deputada Manuela. Kevin Krieger,no exercício da presidência municipal do PP, garantiu ter a promessa do prefeito Fortunati,de que os progressistas terão num futuro governo,o mesmo espaço que o PMDB e o PTB. E prometeu que o partido vai lutar para ter candidato próprio em 2016.