quarta-feira, 13 de junho de 2012

COMO VERMES

Como vermes numa carniça. Já viram? vão uns por cima dos outros, sempre em círculos, se arrastando num moto contínuo nojento e asqueroso.
Esse amontoado informe e pastoso, essa mole descerebrada já nasce sabendo de tudo, sem nunca ter aberto um livro. E vai atrás dos " formadores" de opinião de sua preferência. Ora querem a pena de morte, ora se apiedam de canalhas mordedores de vinténs, ou os desviadores de verbas públicas, concedendo-lhes indultos por seus deslizes sazonais.
C'est la nause!
Não vejo em volta  quase ninguém( muito menos eu) com protagonismo  para indicar um caminho.
A sociedade brasileira vai sendo tangida por factóides, novelas, produções artísticas, feriadões, saques sobre o futuro.
Os produtores de riquezas e os geradores de empregos assistem atônitos a  um bando de néscios orquestrarem tudo. E dê-lhe ameaças pelo pecado de produzir. Até em cidades miseráveis formam-se redes de "cala-te que te pago um trago".
Um dia um cara me disse: o guri estudioso estuda para ter uma profissão ; o espertinho vai ser CC, ou motorista de ambulância, para depois ser vereador e prefeito.
Em todo esse lamaçal ninguém quer  saber do pobre do colono, do gari, do professor, do artesão, do pequeno comerciante , do policial do escalão inferior.
E essa massa adesista que forma filas para tudo, ainda vota nos canalhas.
É um salve-se quem puder nesse país em que até um Estado como o nosso que tem uma Metade Sul pobre , atrasada e ineficiente, gera manifestações eufóricas e ufanistas. Capital disso e daquilo, Terra disso e daquilo. Nossa cidade é que é inigualável. Nosso Estado é que é bagual.
Pior que ser pobre é ser bobo alegre.
E é o que esse povinho que vende seus votos é. É isso que esse povinho que adora ver a Prefeitura gastar verbas com festas é. Bobo alegre.
Dedico essa crônica ao Prévidi e seu personagem Oct@avio. ( http://previdi.blogspot.com.br/)