sexta-feira, 25 de maio de 2012

CLICAS E PINICAS CONTINUAM RENDENDO

Triângulo, pinica, boco muito raramente já era jogo de São Leopoldo e POA. Aqui o levante se chamava  de "Mãos à Iba"
e os perversos pegavam todas as pinicas do triângulo, tinha o espicha e nhaque, muda, ah tinha o "nica fica empata sô",
 mas essas expressões são regionais e de origem portuguesa com certeza. Hoje até a sinuca mudou seus jogos e modalidades.
Mas é interessante tenho mais subsídios se interessar à galera da PINICA, que pra mim foi um VÍCIO, na época chamada de febre.
---

Exatamente igual aqui em Campo Bom...Facas, fundas, forquilhas de camboim, embira pra amarrá de quebra galho...
muito mato e campo, maricás, arroios...A coisa que ainda lembro e tenho vontade de fazer é sair pelos campos e matos à fora,
não atirando mais nos bichinhos mas caminhando. P ex. ali antes de Taquara em direção à Gravataí. Até o Morro de Dois Irmãos eu já caminhei.
É muito da nossa infância essa ligação com a natureza. Lá pelos anos 1954 à 1960 no meu caso. Voltando às expressões "clica" é bolinha em alemão;[ messer é faca e tasche é bolso] que forma o canivete. Meu avô tinha cavalo que corria em cancha reta e nós cavalgávamos também.
Bah cara, não tem brinquedinho moderno que chegue nos pés dessa vida que tivemos.
( J u a  O r s i )

     [J U A  O R S I - COLEGA DO fOERSTER NA ESCOLA TIRADENTES EM C. BOM - RS]