quarta-feira, 23 de maio de 2012

BRINQUEDOS DO TEMPO DE PIÁ - IVANHOÉ FALA DAS BOLITAS

As"clicas" ou bolitas eram o brinquedo que eu mais gostava. Havia as bolitas normais, de vidro, verdes, azuis e transparentes. Havia as ágatas. multicoloridas. Havia as de gêsso (serviam quase sempre para "jogadoras", a bolita principal) . Havia bolitas maiores que chamávamos bolões. E quem tinha uma "esfera" de aço era perito. Procurávamos rolamentos em oficinas para tirar as bolas de aço reluzentes, pesadas,  que vez por outra quebravam as bolitas de vidro. Se jogava bolita de várias maneiras. Uma, traçava-se uma linha no chão delimitando até onde o jogador poderia ir para soltar a bolita da mão. A uns 10 metros um triângulo onde os competidores colocavam as bolitas da aposta. O negócio era tirar de dentro desse triângulo as bolitas. Para isso , fundamental a pontaria e a força desprendida do dedo. Cada bolita que vc tirava do triângulo, era sua.
Outra maneira era o "bôco". Um buraquinho no chão onde o jogador tinha que acertar a bolita. Havia o mata mata, onde um jogador procurava acertar a "jogadora" do outro. E mais um monte de modalidades.  Trocáva-se bolitas, pela côr, pelo tipo, pela importância e mais alguns detalhes. Você comprava bolitas no bolicho mais perto. Eram lá acondicionadas em vidros com tampa de plástico de rosquear. Poderia fazer aqui um livro sobre o assunto. Mas se faz desnecessário pois quem viveu isso, e está lá prá trás de a muito tempo passado., não carece maiores explicações, sabedores que são por ter vivenciado o quanto era gostoso participar dessas brincadeiras. Hoje, a meninada não tem mais tempo e interesse por isso. Agora são os celulares, Ipad's, Itoutch's, noote book's, video games, pc's, jogados virtualmente ,enclausurados nos quartos de suas casas, sem o contato pessoal  tão importante para se viver em sociedade. A nós, resta relembrar em textos como esse. Um grande abraço meu querido amigo. Ivanhoé.
---------------
Amigo Ivanhoé : mas tinha a " levantação" que consistia em a gente chegar sorrateiramente perto dos que estavam jogando, gritar LEVANTAÇÃO  e sair correndo com as bolitas dos pobres guris que ficavam chorando....