domingo, 1 de abril de 2012

PÁSCOA - EMOCIONADO RELATO DA PROF. LISSI


As pessoas que marcaram nossa vida, continuam vivas em nós para todo o sempre. Tu guardas em tuas reminiscências  teus entes queridos, lembras de fatos havidos quando em tenra idade.Teus avós faleceram um pouquinho antes de eu nascer. A história do acidente eu conheci bem mais tarde.Minha Wowa (como chamávamos nossa vó Lidia que eu guardo no coração)  a havia contado para minha mana Wetzia  . Wowa Lídia cuidava de nós. Com ela fomos aprendendo a trabalhar,  a cuidar dos animais domésticos, da horta, do jardim, do pomar e da roça, enquanto meus pais trabalhavam no moinho (onde hoje fica minha sala) e na serraria. Com a Wowa aprendemos a rezar e a cantar. Com ela nos inteirávamos da crônica familiar, nos levava a conhecer os túmulos de nossos antepassados e nos contava suas histórias. Depois dela a pessoa mais importante em minha família foi meu  Vati amado. Meu pai tinha um coração do tamanho do mundo. Nunca mais conheci outra pessoa tao amorosa em minha vida, como foi meu pai para comigo.
Domingo de Ramos inicia o tempo de renovação da vida. Quando crianças era um tempo muito especial. Vati, Mutti e Wowa aproveitavam nosso sono para pintar e rechear ovos de galinha que amanheciam domingo de Páscoa dentro de uma enorme cesta. Ficávamos por muito tempo admirando aquele colorido todo. Tínhamos pena de abrir os ovos, por isso abríamos um por dia e o conteúdo repartíamos entre nós três irmãos. Repartir irmanamente nossa Wowa também nos ensinou.
O tempo foi levando cada um de meus amados familiares. Por último, meu mano. Agora me resta apenas minha mana. 
A Páscoa está se aproximando para lembrar que é tempo de renovação da vida. Por mais difícil que isto me seja no momento ...  e eu quero poder crer que a vida pode ser renovada, enquanto vida tivermos.