sábado, 14 de abril de 2012

O ORGULHO DE UM CAPATAZ



Tipos raros esses gaúchos campeiros que com sua lealdade floreiam este Rio Grande.
Sim, os campeiros já foram cantados em prosa e verso por muitos . Até me lembro de uma canção que tirou um prêmio com o Nenito Sarturi e que diz " dom Ponciano cuida da tropa mais que o dono".
Hoje meu capataz me liga muito cedito para anunciar a chuvinha que deu  ( 27 mm) e me relatou orgulhoso o seguinte.
Que vinha com os cavalos pelo corredor, quando um fazendeiro de Itaqui, sr. Passamani, que passava de caminhonete parou, chamou-o e lhe disse:
- nessa fazenda não se precisa nem entrar para ver como são as coisas. Basta ver o capricho desses cachorros que  o acompanham. Tudo parelho, mesma pelagem, bem comportados. Não é como aqueles  que se vê por aí, tudo   desparelho  e cheio de jaguaras.
É isso, meu amigo Luiz César. Capricho e qualidade, até na cuscada....
Tu já estás comigo quase 15 anos e quando te contratei alguns disseram que tu não duravas um mês comigo...( tal meu temperamento difícil).
Eu não sou difícil, sou é meticuloso.