sábado, 11 de fevereiro de 2012

GRAMÁTICA CAMPEIRA DA REGIÃO DA GRANDE UNISTALDA - TOMO I

Achei de bom alvitre, assim como fez o Padre Anchieta com a língua Tupy ( e seu dialeto Guarany), sistematizar o linguajar campeiro da minha região.
Quero relembrar que o inglês, uma língua muito muquirana, já que simples e sem regras fixas, não passa de um dialeto da geral língua germânica, por isso mesmo, por sua simplificação, tornou-se mundial.
Tanto é a pobreza da língua  inglesa que só flexiona a 3a. pessoa , o resto tudo é igual e não como em línguas nobres como o grego, o latim e o alemão.
Vamos à primeira lição do dialeto campeiro.
Não existe o " vós":  vós fazeis, vós  sois, que são absorvidos por vocês ou vacês.
Verbo ser - presente do indicativo:
eu sô, tu é, ele é, nós sêmo, eles são
futuro - eu vô sê, tu vai sê, ele vai sê, nós bamo sê, eles bão sê
condicional ( futuro do pretérito)
eu ia sê, tu ia sê, ele ia sê, nós ia sê, eles iam sê.
Pretérito:
eu fui, tu foi, ele foi, nós fumo, eles foram
Não façam pouco, língua é  um ser vivo!  
Não chamem nossos campeiros de ignorantes. Esses falares são um tesouro.
Prossegue em próximo capítulo com o incrível imperativo majestático: " possa passar, possa entrar"